Em encontro de ministros do Mercosul em Brasília, o MinC reforça que cultura e turismo são pilares interdependentes para integração, desenvolvimento e projeção internacional.
MinC participa de reunião sob presidência brasileira
O Ministério da Cultura (MinC), representado pelo secretário-executivo Márcio Tavares, participou nesta quarta-feira (22), em Brasília, da Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul. O encontro foi realizado sob a Presidência Pro Tempore do Brasil e contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, além de autoridades dos países membros.
Cultura e turismo como forças complementares
“Sem cultura, não há turismo sustentável. E sem turismo, a cultura perde um dos seus maiores aliados econômicos e de projeção internacional. Nas reuniões de cultura do Mercosul temos reafirmado o lema diversidade que une, cultura que integra. O turismo é parte essencial dessa equação”, salientou Márcio Tavares. Ele acrescentou que “cultura e turismo precisam caminhar juntos na promoção conjunta, na gastronomia regional, nas rotas temáticas e na qualificação de experiências com acessibilidade, sustentabilidade e salvaguarda do patrimônio. Essa integração potencializa emprego e rende inclusão social”.
O ministro Celso Sabino destacou a relevância de o Brasil presidir o bloco e reafirmar o compromisso com uma integração sustentável, inovadora e inclusiva. “Por entender que o turismo é um dos pilares mais concretos da colaboração regional, gerando empregos, renda e conectando nossas culturas e povos, o Ministério do Turismo brasileiro tem promovido uma agenda de convergência entre os países”, afirmou. Entre as ações do mandato brasileiro, ele citou o reforço da marca Visite South America e o lançamento da rota turística do futebol e dos estádios do Mercosul, proposta pelo Brasil com apoio dos demais países para valorizar o esporte como identidade regional e ativo turístico compartilhado.
Integração regional como estratégia
O encontro teve como objetivo discutir políticas de integração, comércio e o fortalecimento do turismo regional, estimulando oportunidades e o intercâmbio entre os destinos do Mercosul. Foto: Filipe Araújo/MinC
Foto: Divulgação
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
Nosso site se torna possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.