A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 11 de novembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, a exposição “Frans Krajcberg – Uma semântica da devastação”. Com curadoria de Alejandra Muñoz, a mostra reúne 39 obras do artista polonês naturalizado brasileiro, pioneiro na integração entre arte e meio ambiente. Entre esculturas, relevos, gravuras e um raro desenho, a exposição propõe um mergulho na linguagem plástica e poética de Krajcberg, que transformou a natureza em expressão e manifesto.
Arte como linguagem de resistência
As obras são apresentadas como um conjunto de signos — uma escrita visual em que cada peça representa uma palavra dentro de um mesmo texto artístico. Entre os destaques, estão obras inéditas no Rio de Janeiro, incluindo o único desenho da coleção e relevos emblemáticos que expressam a força do gesto e o engajamento do artista com as causas ambientais.
“A proposta desta exposição busca ir além de uma mostra de objetos. Retoma e amplia a causa de um artista solitário que mostra um compromisso coletivo em prol da sobrevivência do nosso planeta. Aquilo que fora alerta isolado de Krajcberg nos anos 1970, infelizmente, cinco décadas depois virou uma constatação irrefutável”, afirma a curadora Alejandra Muñoz.
Atividades paralelas e educação ambiental
A programação educativa da mostra inclui visitas mediadas e uma oficina de curadoria ministrada por Alejandra Muñoz, no dia 4 de dezembro, das 14h às 16h, em formato presencial. Em sintonia com o pensamento ecológico de Frans Krajcberg, o espaço também contará com um ponto de coleta de pilhas e baterias, reforçando o compromisso ambiental da exposição.
Parte da programação CAIXA Cultural 2025
Selecionado pela Programação CAIXA Cultural 2025, o projeto integra uma iniciativa que há mais de quatro décadas estimula a circulação da produção cultural brasileira. Em 2025, o programa celebra os 45 anos da primeira unidade da CAIXA Cultural, em Brasília, e marca a expansão da rede com a inauguração de um novo espaço em Belém (PA). Hoje, a instituição mantém unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife, consolidando-se como uma das maiores redes de centros culturais públicos do país.
Serviço
Exposição: “Frans Krajcberg – Uma semântica da devastação”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro
Período: 11 de novembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 11h às 18h
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Acessibilidade: elevador para pessoas em cadeira de rodas ou idosas
Informações: (21) 3083-2595 | site da CAIXA Cultural | @caixaculturalrj
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Foto: Christian Cravo
