Quatro exposições gratuitas seguem no MAB FAAP e no Edifício Lutetia, com prorrogações até março e fevereiro — e Caru Duprat até 18/01.
O MAB FAAP mantém em cartaz quatro mostras com prazos estendidos, reunindo desde a produção emergente de estudantes até um recorte de duas décadas da Residência Artística da instituição. A programação ocupa tanto o museu, em Higienópolis, quanto o histórico Edifício Lutetia, no Centro de São Paulo.
55ª Anual de Arte reúne 38 obras de estudantes
Entre os destaques está a 55ª Anual de Arte, uma das mostras coletivas mais tradicionais do circuito paulista. A exposição apresenta 38 obras de 34 estudantes do Centro Universitário FAAP, em diferentes linguagens, meios e suportes.
O edital é aberto a todos os estudantes, com foco na produção visual. Nesta edição, a seleção partiu de 135 inscrições e foi feita por uma comissão formada pelas professoras Lívia Aquino, Luana Fortes e Luciara Ribeiro, além do professor Marcos Moraes, diretor do MAB FAAP.
Segundo o museu, entram em pauta critérios como aprofundamento de pesquisa, experimentação e soluções visuais e conceituais instigantes, além de dedicação aos processos de criação.
A edição inclui ainda obras dos artistas convidados Gabriel Torggler e Marina Hachem, participantes da Residência Artística FAAP – Paris, realizada no estúdio 1422, mantido pela instituição desde 1997 na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena.
Mostra celebra 20 anos da Residência Artística FAAP
Também até 1º de março de 2026, “20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea” reúne 91 artistas e 135 obras que hoje integram a coleção do MAB FAAP. A exposição celebra duas décadas de um dos programas de residência artística mais consistentes do país.
“A mostra evidencia a potência desse espaço de experimentação e convivência que, desde sua criação, tem fomentado a produção contemporânea e ampliado os diálogos entre linguagens, práticas e contextos culturais.”
A fala é de Marcos Moraes, diretor do MAB FAAP. Entre os nomes presentes está Ali Cherri, artista libanês radicado na França e vencedor do Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2022. Ele apresenta o vídeo “Slippage” (2007), filmado em Beirute durante a Guerra do Líbano, em julho de 2006.
Cherri participou da Residência Artística FAAP – São Paulo em 2007, no Edifício Lutetia, após ter vencido o Prêmio FAAP de Artes Digitais em 2005.
No Centro, “Lance” ocupa o Edifício Lutetia até 28/02
Até 28 de fevereiro, o público pode ver a exposição “Lance” na Residência Artística FAAP, instalada no Edifício Lutetia, no Centro Histórico. A mostra apresenta 14 obras de nove artistas, produzidas ao longo do período de residência.
O título faz referência aos deslocamentos diários entre andares e espaços do prédio — estúdios, áreas de trabalho e serviços — que estimulam trocas e convivência. Além disso, os percursos pela cidade e o acesso aos estúdios do Centro Universitário da FAAP também entram como combustível para as produções.
Segundo a proposta, as obras revelam abordagens diversas e experimentações com materiais, técnicas e práticas que dialogam com São Paulo e o entorno do Lutetia.
Caru Duprat segue no Mezanino Aberto até 18/01
Já o projeto Mezanino Aberto foi prorrogado até 18 de janeiro com a individual inédita “Entre o desenho e a pintura”, de Caru Duprat. Com curadoria de Nancy Betts, a exposição reúne mais de 40 obras recentes.
A mostra apresenta as séries “Águas que falam de águas”, “Águas que querem ser montanhas” e “Passagens”, que exploram a potência expressiva da aquarela. Entre transparências e densidades, a artista aproxima o gesto do desenho ao da pintura e evoca mestres do “ukiyo-e”, como Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige.
A partir de lugares como Ilhabela, Santorini e Paraty, Caru propõe um olhar renovado sobre a paisagem. “Ao transformar a paisagem em pintura busco dar forma ao que acontece quando ela me envolve e me atravessa”, afirma a artista no projeto.
Serviço
Exposições MAB FAAP
Até 18/01
Mezanino Aberto
Exposição “Entre o desenho e a pintura”, de Caru Duprat
Texto curatorial: Nancy Betts
Até 1º de março de 2026
Exposição “55ª Anual de Arte” – Salão Cultural
Exposição “20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea” – Sala Annie Alvares Penteado
MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h – última entrada às 17h30
Entrada gratuita
Fechado às segundas-feiras
Acessibilidade: local acessível para cadeirantes.
Classificação etária: livre para todas as idades
Até 28 de fevereiro
Exposição “Lance”
Horário: segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30
Edifício Lutetia – 1º andar
Praça do Patriarca, 78 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01008-000
Entrada gratuita
Classificação etária: livre para todas as idades
Foto: Divulgação


Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
