Ogum, o deus-ferreiro, ganha carro alegórico imponente na União de Maricá, fechando setor de balangandãs no Carnaval 2026 com ferro e prata em destaque.
União de Maricá revela segunda alegoria
A União de Maricá apresentou nesta segunda-feira (2) sua segunda alegoria para o Carnaval 2026. Batizada de “Ogum e a forja do metal”, ela integra o enredo “Berenguendéns e Balagandãs”, de Leandro Vieira.
O carro encerra um setor na Série Ouro, na Marquês de Sapucaí. Ele evoca Ogum nos balangandãs, joias afro-brasileiras de fé e proteção.
Ao trazer Ogum para o encerrar esse setor, a gente está exaltando o saber ancestral africano que transforma o metal em símbolo, em proteção e em identidade.
Explica o carnavalesco Leandro Vieira. Ogum simboliza trabalho, tecnologia e conhecimento na forja de berloques.
Visual metálico domina a alegoria
O visual prioriza ferro e prata. Cães que “puxam” o carro, atabaques e adornos ganham tons metálicos. No centro, Ogum aparece como guerreiro retinto em armadura prateada.
“Essa alegoria traduz visualmente a ideia do balangandã como joia-amuleto”, completa Vieira. Os instrumentos de Ogum dialogam com as pencas de devoção e resistência.
A escola desfila em sexto no sábado (14), pela Série Ouro.
Foto: Divulgação/União de Maricá





Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
