Ícone do site Aurora Cultural

Aprender a ter a própria empresa é negócio de escola

Aprender a ter a própria empresa é negócio de escola

Enquanto a Semana Global do Empreendedorismo move 10 milhões de pessoas em mais de 200 países até o dia 24, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), iniciativas na área da educação mostram que ter a própria empresa ultrapassa estes dias e que isso é negócio de escola. A Genuine School, um colégio americano on-line, bilíngue e com turmas do ensino fundamental ao médio é um exemplo disso.

Elizabeth Navarro, do 4º ano, conseguiu estruturar sua ideia, criar uma marca sólida e aprender a promover seu produto. Sua família possui uma fazenda de café e, ao perceber que as cascas do café eram desperdiçadas, a aluna teve a ideia de reutilizá-las. Ela propôs transformá-las em chá e, com o apoio de sua família, criou a marca CafeTé, um produto sustentável e com propósito. Hoje, o CafeTé é vendido em diferentes mercados, mostrando como a combinação de inovação, sustentabilidade e visão empreendedora pode transformar uma simples observação em um projeto de sucesso.

Isso ocorreu graças à disciplina de empreendedorismo e ao suporte da incubadora de negócios da própria instituição, a GDreams. Estudantes de 7 a 17 anos desenvolvem habilidades empreendedoras, criam projetos de negócios, incluindo pelo menos um membro da família e ainda fazem um pitch para investidores reais ao final de cada ano escolar no “Demo Day”.

Lina Ramírez, uma das fundadoras da Genuine School, esclarece que são desenvolvidas diversas habilidades empreendedoras que vão além do aspecto acadêmico, preparando os estudantes para enfrentarem desafios reais em um mundo globalizado.

“O mais notável é que eles têm a oportunidade de trabalhar em uma sala de aula virtual com colegas de diferentes partes do mundo, algo que nem mesmo muitos adultos experimentam em seus ambientes profissionais. Essa diversidade cultural e linguística permite que eles conheçam diferentes perspectivas, explorem soluções em diversos contextos e apliquem seus conhecimentos de maneira prática e real”, esclarece.

De acordo com Ramírez, os alunos passam por todo o processo, desde a criação de um conceito até a execução, aprendendo a planejar, estruturar e apresentar suas ideias empreendedoras de forma profissional. Contam com mentores, empreendedores, ferramentas práticas para que suas ideias ganhem vida e têm ainda oportunidades de testar seus projetos. Tudo isso para trazer soluções valiosas para a sociedade.

“Na disciplina de empreendedorismo, os estudantes trabalham com metodologias ágeis, semelhantes às utilizadas pelas startups mais inovadoras do mundo. Eles aplicam ferramentas como Design Thinking e Business Model Canvas para estruturar suas ideias em sistemas ágeis, rápidos e escaláveis. Isso, combinado com a diversidade de culturas, idiomas e contextos presentes na Genuine School, permite que eles criem soluções com impacto muito maior em suas comunidades e além delas”, ressalta.

Sobre a Genuine School
A Genuine School é uma escola 100% online, bilíngue, americana e oferece desde o ensino fundamental até o médio, possibilitando que alunos em qualquer lugar do mundo recebam educação com flexibilidade e personalização. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de conquistarem um diploma internacional, já que a escola é dos EUA, reconhecido globalmente e aceito por universidades em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Voltada especialmente para famílias modernas, nômades digitais, atletas, empreendedores e aqueles que buscam alternativas ao ensino tradicional, a Genuine School combina excelência acadêmica com um currículo internacional robusto.

Entre suas vantagens, destacam-se a flexibilidade geográfica, que elimina a necessidade de deslocamentos diários; o foco em tecnologia e inovação; a promoção do bilinguismo e da multiculturalidade e a preparação dos alunos para desafios globais por meio de uma formação com foco em tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo, este através da incubadora GDreams. As matrículas estão com 20% de desconto até 30 de novembro, mas estão abertas o ano inteiro.

Site: https://studyatgenuine.com/pt/
Instagram Brasil: https://www.instagram.com/genuinebr/
https://www.youtube.com/channel/UCy9QgoI87ITVm12d_C0NnZw

Sair da versão mobile