Evento exibe 17 filmes soviéticos e russos em São Paulo e homenageia o centenário de “O Encouraçado Potemkin” e os 50 anos de Karen Shakhnazarov.
Mostra celebra cinema soviético e russo
A 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontece em dois espaços da capital paulista: de 12 a 16 de novembro na Cinemateca Brasileira, e de 19 a 23 de novembro no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A programação apresenta 17 produções, sendo 16 longas — dois deles restaurados — e um curta-metragem.
A edição de 2025 homenageia três marcos históricos: os 100 anos do clássico “O Encouraçado Potemkin” (1925), os 80 anos da vitória sobre o nazifascismo e os 50 anos de carreira do diretor Karen Shakhnazarov.
Tributo a Karen Shakhnazarov
A abertura da Mostra será dedicada a Karen Shakhnazarov, com sessão dupla de “Devaneio de Primavera” (1975) — seu primeiro curta — e o longa “Dia de Lua Cheia” (1998), um de seus filmes mais elogiados, marcado por atmosfera onírica e surrealismo.
Também serão exibidos “O Mensageiro” (1986), considerado pelo cineasta seu trabalho preferido, “O Assassino do Czar” (1991), estrelado por Malcolm McDowell, e “No Submundo de Moscou” (2023), que terá sessões dubladas no CCSP e legendadas na Cinemateca Brasileira.
Filmes em homenagem ao Dia da Vitória
O Dia da Vitória será lembrado com a exibição do épico “Libertação”, de Yuri Ozerov, restaurado pelo Estúdio Mosfilm. Dividido em cinco partes, o clássico retrata momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial, como as batalhas de Kursk e Berlim e a rendição da Alemanha nazista.
Com o mesmo tema, integram a programação os longas “O Caminho para Saturno” e “O Fim de Saturno” (1967), dirigidos por Villen Azarov e também restaurados em 2025, que narram a infiltração de um espião soviético em uma escola nazista de espionagem.
Clássicos restaurados e obras raras
Entre os destaques estão o centenário “O Encouraçado Potemkin”, de Serguei Eisenstein, com sessão especial ao ar livre na Cinemateca Brasileira; o documentário “A Queda da Dinastia Romanov” (1927), de Esfir Shub; “Geração de Vencedores” (1936), de Vera Stroeva; “Michurin” (1948), de Aleksandr Dovzhenko; e a ficção científica “O Segredo da Noite Eterna” (1955), de Dmitry Vassilev.
Realização e apoios
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e do Estúdio Mosfilm, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Ministério da Cultura, Cinemateca Brasileira, Spcine, Centro Cultural São Paulo, Embaixada da Rússia no Brasil, Casa Russa (Rossotrudnichestvo) e outras instituições culturais.
Serviço
11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Datas: 12 a 16 de novembro – Cinemateca Brasileira
19 a 23 de novembro – Centro Cultural São Paulo
Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 133 – Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100
Entrada: Gratuita
Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP


Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
