Premiado documentário de Sérgio Machado sobre Jorge Amado, Caymmi e Carybé vai ao ar na GloboNews no dia 21 de fevereiro, às 23h.
Depois de mais de 14 semanas em cartaz nos cinemas, o documentário “3 Obás de Xangô” chega a uma nova janela de exibição. O longa de Sérgio Machado será transmitido pela GloboNews no dia 21 de fevereiro, às 23h — única oportunidade de ver o filme neste momento, já que não há previsão de entrada em plataformas de streaming.
A exibição coincide com o fim de semana que encerra o Carnaval, uma escolha simbólica para um filme que celebra o vigor criativo de três pilares da cultura baiana e brasileira.
Uma amizade que moldou o imaginário baiano
O documentário celebra a amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé — artistas fundamentais na construção do imaginário da cultura baiana. Com narração de Lázaro Ramos, o longa conecta arte, espiritualidade e identidade, revisitando o que os três defendiam ao documentar as ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres e a onipresença do mar.
Os livros de Jorge Amado, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo que influenciou gerações inteiras de artistas brasileiros.
Trajetória de prêmios e público
Com mais de 18 mil ingressos vendidos, o filme se consolidou como a 3ª maior bilheteria de documentários de 2025. Aplaudido ao final das sessões em cidades como Salvador e Rio de Janeiro, acumulou quatro prêmios importantes ao longo de sua trajetória em festivais.
Em 2024, foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhou o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio e o Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro na Mostra de São Paulo. Em 2025, levou o Grande Otelo de Melhor Longa-Metragem Documentário. Além disso, recebeu indicações pela ABRA (Melhor Roteiro de Documentário) e pela APCA (Melhor Documentário do Ano).
Um documentário necessário
“Foi algo de muito bonito ver tamanha receptividade dos espectadores nas salas de cinema. E agora, poder levar essas três grandes potências da cultura baiana e brasileira para um público ainda mais amplo e plural é muito honroso e diria também importante, ainda mais em um momento de crescente racismo e intolerância religiosa. É um documentário que fala de afeto, compreensão do outro. De alguma maneira, ele é necessário nos dias de hoje.” — Sérgio Machado, diretor
Para além do sucesso de bilheteria, a chegada à TV por assinatura amplia o alcance do filme a novos públicos. Sérgio Machado, que já está em preparação para o thriller de ficção “Eternamente Sua” e a cinebiografia de Chico Mendes, vê na transmissão uma oportunidade de lançar luz sobre temas urgentes como o combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Serviço
Filme: 3 Obás de Xangô
Exibição: GloboNews
Data: 21 de fevereiro de 2026
Horário: 23h
Direção: Sérgio Machado
Narração: Lázaro Ramos
Produção: Coqueirão, Janela do Mundo, Globo Filmes e GloboNews
Patrocínio: Global Participações em Energia
Distribuição: Gullane+
Foto: Divulgação
