“A Queda” investiga as consequências da chegada da velhice e a situação de uma doença terminal na vida das pessoas
“A Queda”, filme do diretor Diego Rocha, chegou dia 18 de agosto às plataformas de streamings. O longa-metragem conta com Daniel Rocha, Gracindo Júnior, Branca Messina, Rodrigo dos Santos, Letícia Bezamat, Gustavo Werneck e Jefferson da Fonseca no elenco. Lançado nos cinemas no mês de julho, o filme narra a história de um fotógrafo forense que para superar o medo de perder o avô doente, e seguir adiante com a sua vida, precisa descobrir a verdade por trás do suposto suicídio de um senhor idoso.
“‘A Queda’ é uma história de amizade entre um neto de 30 anos e um avô de 80. O filme explora essa distância entre as duas gerações, que faz dos personagens pessoas tão diferentes, abrindo espaço para um conflito interessante. Um com a vida inteira pela frente, o outro com a vida por um fio. O longa aborda temas atuais como a chegada da velhice e a situação de uma doença terminal na vida das pessoas, equilibrando-se entre os gêneros drama, film-noir e thriller. Tem investigação policial, tem romance, tem um pouco de humor, muito graças ao personagem do Gracindo, o Gera”, aponta o diretor Diego Rocha.
Com produção de Breno Nogueira e Frederico Pequeno, sócios da produtora mineira Dromedário Cinema e Vídeo e a distribuição da O2 Play, “A Queda” competiu, em 2020, no Los Angeles Brazilian Film Festival, reconhecido como o mais importante festival de cinema brasileiro fora do País, além do London Independent Film Festival, Seattle Latino Film Festival, Inffinito Brazilian Film Festival, FESTin — Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa e o Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro.
Rodado na Zona da Mata e em Belo Horizonte (MG), o longa-metragem contou com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), patrocínio da empresa mineira ENERGISA, via Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.