Nena Queiroga chorou e ficou dois dias de cama quando percebeu que não teria carnaval. Documentário mostra a dor e o retorno da maior festa de rua do Brasil.
O documentário O Ano em Que o Frevo Não Foi pra Rua, dirigido por Bruno Mazzoco e Mariana Soares, acaba de lançar seu trailer oficial e confirma estreia nacional para 23 de abril. O filme acompanha a resistência do carnaval de Recife e Olinda durante os dois anos de paralisação forçada pela covid-19, registrando o vazio das ruas e a explosão de alegria do retorno em 2023.
As filmagens começaram em 2021, capturando a melancolia dos foliões impedidos de viver a tradicional festa. Mais tarde, em 2023, as câmeras acompanharam a preparação para o carnaval daquele ano, documentando o sentimento de euforia e resiliência ao retomar a celebração. A distribuição é da Lira Filmes, com patrocínio do BNDES.
Vozes da folia silenciada
Nena Queiroga, cantora e compositora que há mais de 30 anos comanda multidões no Galo da Madrugada, confessa o impacto emocional da ausência da festa.
Quando percebi que não ia ter carnaval, fiquei dois dias de cama. Já sonhei cantando sozinha, fui fazer show e não tinha ninguém, não tinha nada de pandemia, e, mesmo assim, não tinha público. É engraçada a pressão emocional. A gente já se imaginou não estando no carnaval, mas sem o carnaval, a gente nunca imaginou. Nena Queiroga
O documentário também traz depoimentos de figuras icônicas como Fernando Zacarias, porta-estandarte do maior bloco carnavalesco do mundo; Lúcio Vieira da Silva, maestro da Orquestra Henrique Dias; Carlos da Burra, responsável pelo místico Homem da Meia Noite; e Spok, maestro que se intitula o “último folião” por encerrar os festejos no Marco Zero de Recife.
Memória e celebração da vida
Rudá Rocha, filho de Zé da Macuca, fundador do Boi da Macuca e falecido em maio de 2021, compartilha a emoção de homenagear o pai no carnaval de 2023.
Meu pai foi o homenageado do Carnaval de Olinda de 2023, e a gente saiu com um desfile potente, tocando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, músicas do interior de Pernambuco. É a lembrança do meu pai o tempo todo, mas de forma feliz porque foi isso que ele construiu. Rudá Rocha
Combinando lembranças e expectativas, o filme celebra a cultura brasileira e sua capacidade de resistência diante das adversidades. O documentário foi exibido no Cine PE, onde conquistou o prêmio de Melhor Trilha Sonora, assinada por Diogo Felipe, e no In-Edit Brasil.
https://drive.google.com/file/d/1rXUAFTCMY70rzZpoafeK5520kIpj3ypi/view?usp=share_link
Serviço
O Ano em Que o Frevo Não Foi pra Rua
Direção: Bruno Mazzoco e Mariana Soares
Estreia: 23 de abril
Distribuição: Lira Filmes
Patrocínio: BNDES
Foto: Divulgação



Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
