Ícone do site Aurora Cultural

Museu de Ciências da Terra do SGB é cenário de novo filme de Luccas Neto

Museu de Ciências da Terra do SGB é cenário de novo filme de Luccas Neto

Foto: Divulgação

O longa Príncipe Lu e a Lenda do Dragão, com Luccas Neto, teve cenas gravadas no salão de minerais e rochas, na rotunda e no hall de entrada do museu

O Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), serviu como cenário para a gravação do novo filme do ator Luccas Neto. O longa-metragem Príncipe Lu e a Lenda do Dragão será lançado em todos os cinemas no dia 25 de janeiro, com pré-estreia neste sábado (13), na cidade do Rio de Janeiro. Outros filmes nacionais também foram gravados na sede do museu. 

Criado em 1907 e localizado no bairro da Urca, a poucos metros do Pão de Açúcar, o MCTer atrai produções cinematográficas pela magnitude do edifício histórico, de estilo neoclássico, e exposições permanentes com itens representativos do acervo, muitos exemplares raros e originais, inclusive com ovos de dinossauros e esqueletos montados.

uamed 7 cópia

No filme de Luccas Neto, algumas das cenas foram gravadas no salão de minerais e rochas, na rotunda e no hall de entrada principal do prédio, ambientes que combinam com a época medieval em que a história é contada. 

As equipes de filmagem trabalharam no local durante dois dias, com gravações diurnas e noturnas.

“A utilização das dependências para filmes e produções nacionais é sempre uma grata experiência. Isso acaba trazendo visibilidade para o museu, que possui um valioso acervo. Muitas pessoas começaram a seguir as redes sociais do MCTer e se interessar pela nossa história após as gravações”, comenta a coordenadora de difusão cultural do MCTer, Denise Assis. 

Parte da minissérie Maysa: Quando Fala o Coração, exibida em janeiro de 2009, também foi filmada no museu e em outros edifícios históricos do Rio de Janeiro que retratam a alta sociedade da época. A minissérie conta a história da cantora Maysa Matarazzo e apresenta um panorama da vida no Brasil no período dos anos 50, 60 e 70. 

Quanto aos filmes mais recentes, também vale destacar o longa-metragem Um Lobo entre os Cisnes (2022), com história baseada na vida do bailarino Thiago Soares.

uamed 8
Crédito: Divulgação MCTer / Angaturama Limai

Um dos mais completos da América Latina, o acervo do MCTer conta com coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de trinta mil amostras de minerais e rochas (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 180 mil fósseis catalogados.

A biblioteca também é equipada com mais de cem mil volumes relacionados à área das geociências, além de livros e publicações infantis, proporcionando às novas gerações testemunhos da geologia e da história da vida na Terra.

O museu exerce uma importante função educativa, cultural e de preservação do patrimônio científico.

“Em uma única visita, o público pode acompanhar a história e a evolução de 4,5 bilhões de anos da Terra, conhecer fósseis de espécies extintas e aprender sobre minerais do cotidiano e meteoritos que despertam grande curiosidade”, explica Denise.

O MCTer também possui exposições com ovos raros de dinossauro e uma coleção de meteoritos – fragmentos que chegaram à Terra depois de uma viagem pelo espaço.

SERVIÇO – Museu de Ciências da Terra

Horário de funcionamento: quarta a sábado, das 10h às 16h. 

Endereço: Avenida Pasteur, 404, bairro da Urca – Rio de Janeiro (RJ).

Entrada gratuita

SERVIÇO – pré-estreia do filme Príncipe Lu e a Lenda do Dragão

Data: 13 de janeiro de 2024 (sábado).

Horário: A partir das 12h.

Endereço: Cinema UCI, Shopping New York City Center, Avenida das Américas, 5000, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).

Sair da versão mobile