Um conto, um curta-metragem, uma história. Em Cordeiro/RJ, a pré-estreia será no dia 11/12 e a estreia dia 20/12 –
O curta-metragem “Encontro dos rios”, de Fabiana Corrêa, é baseado em um conto sensível, com silêncios que acordam muitos ruídos nas entrelinhas, no subtexto e no leitor, com base em um dos seus contos publicados no livro “Contos Germinados”, pela Editora In Media Res (2021). Junto com uma equipe, o conto de mesmo nome foi adaptado por Fabiana para dar vida ao seu primeiro produto audiovisual, ao ser contemplada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro/RJ.
A pré-estreia de “Encontros dos Rios” está marcada para 11 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas, no Parque de Exposições Raul Veiga (Palácio de Cristal), com roda de conversa sobre diversidade de gênero. No dia 20/12 (sexta-feira), às 20h, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, será a estreia, durante o 1º Festival de Cinema do Mato. As exibições têm entrada franca e em breve “Encontro dos rios” será disponibilizado gratuitamente no ambiente digital. Vale destacar que o filme tem interpretação de libras.
O curta
Um casal encontra-se às margens de um rio, onde fazem uma breve revisão de suas vidas em separado, baseada em encontros, desencontros e escolhas. Sendo este um casal homoafetivo, o curta-metragem mostra, com leveza poética, os caminhos e descaminhos de um casal, independente do gênero. Como é ambientando às margens de um rio, explorou-se a analogia do fluxo hídrico com o fluxo de vida das personagens, enquanto valoriza a paisagem natural da região da cidade de Cordeiro, do interior fluminense.
Produção
Foram dias de trabalho até que o curta nascesse. Nesse caminho, observou-se as linguagens textual e audiovisual, foram feitas muitas reflexões, descobertas, construções e navegação no curso do ‘rio-texto’, uma vez que é o seu primeiro mergulho como diretora, roteirista e produtora de um curta, ela que também é artesã e professora. “Tudo é linguagem de emoção. Levamos a linguagem da prosa literária para a linguagem audiovisual, mantendo o tema central do texto, baseado na premissa de que qualquer maneira de amor vale a pena. É importante promover a sensibilização para o respeito frente a casais homoafetivos e pessoas LGBTQIAPN+”, destaca Fabiana.
A equipe que mergulhou junto com Fabiana nesses rios é formada por profissionais cordeirenses e de cidades vizinhas: Luiz Antônio Cavalheiro (diretor de arte e figurino), Renata Martins (diretora de fotografia, montagem e edição), Gabriel Monnerat (assistente de fotografia e sonorização), Cássio Campos e Leonardo Libanio (atores), Lucas Gomes de Paiva (videomaker e piloto de drone), Raphael Montechiari (trilha sonora e compositor da música “Tudo é bem”, interpretada pela Banda Alumia); a interpretação de libras é feita por Fernanda Silva Venturini.
A escritora, diretora, roteirista e produtora do curta-metragem
Fabiana Corrêa é graduada em Ciências Biológicas pela Uerj, com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV. Sendo professora de Biologia e Ciências da rede particular de ensino, em cidades da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, foi coordenadora de diferentes projetos na área ambiental e educacional.
Nascida em Bom Jardim, reside em Cordeiro há 28 anos, o que torna os vales e montanhas do interior fluminense seu principal campo de colheita para a escrita e artesania. Escrevendo para crianças, jovens e adultos, seus textos tratam de sentimentos que habitam os campos da imaginação, do sonho e da poesia. Como a arte também é uma das casas que habita, mescla a artesania de fios e tintas com a das palavras.
Fabiana faz parte do coletivo de escrita de autoria feminina “Juntas & Diversas”, desde 2019. Entre seus livros infantojuvenis publicados estão: “História de um Cambucazinho”, “Sonho de Canoa”, “Quero minha água de volta”, “Era uma vez Euclydes” e “As Palmas de Marina” (no qual também é ilustradora). Os seus livros de poesia são: “Asas de Poesia”, “desfolhada”, “Pérgola do Tempo” e “Espirais”; enquanto os de contos são: “Contos Desatados”, “Contos de Enganar o Tempo”, “Contos Germinados” e “Tecido do infinito”. A escritora tem participação, também, em diversas antologias.
SERVIÇO
“Encontro dos rios” – Um conto, um curta-metragem, uma história –
Pré-estreia – 11 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas, no Parque de Exposições Raul Veiga (Palácio de Cristal) – Cordeiro/RJ, com roda de conversa sobre diversidade de gênero.
Estreia – 20/12 (sexta-feira), às 20 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (Av. Raul Veiga, 243 – Lot. Cesinha) – Cordeiro/RJ, durante o 1º Festival de Cinema do Mato.
Entrada franca.