Ícone do site Aurora Cultural

“Virtuosas”, de Cíntia Domit Bittar, vence Prêmio Netflix na 49ª Mostra SP

Terror catarinense será lançado mundialmente pela Netflix após circuito nos cinemas em 2026.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

Filme premiado na Mostra Internacional de Cinema

O filme “Virtuosas”, da diretora catarinense Cíntia Domit Bittar, foi um dos grandes destaques da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A produção levou a terceira edição do Prêmio Netflix durante a cerimônia de encerramento do evento, realizada na última quinta-feira (30).

Após a exibição no circuito de cinemas, prevista para o segundo semestre de 2026, o longa será disponibilizado pela Netflix para mais de 190 países, com versões dubladas e legendadas em diversos idiomas.

“Estamos imensamente felizes com esse prêmio, que reconhece não somente as qualidades técnicas e artísticas do filme, mas seu potencial de diálogo com o público. Além disso, nos deixa felizes por ser um filme catarinense, ou seja, fora do tradicional eixo produtivo, realizado por mulheres e que lança do terror e da ironia em uma trama que se desenrola no contexto de mulheres ultraconservadoras.”

A declaração é da diretora Cíntia Domit Bittar, que celebra o reconhecimento de uma produção independente e regional. O longa é produzido pela Novelo Filmes e combina terror e humor ácido, transitando por diferentes gêneros e promovendo uma narrativa de suspense.

Elenco e enredo

Ambientado em um retiro VIP para mulheres em busca de autodesenvolvimento, o filme traz Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção no elenco principal. Linzmeyer interpreta Virgínia Heinzel, uma coach voltada ao público feminino conservador que defende os valores da mulher virtuosa descrita no Provérbios 31.

Conforme o retiro avança, o desconforto e a tensão crescem na tela, envolvendo o público em um clima de fascínio e inquietação diante das atitudes das personagens. O elenco também conta com Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy. As filmagens ocorreram em Florianópolis (SC).

Reconhecimento e trajetória

“Virtuosas” foi o primeiro filme de Santa Catarina a integrar a mostra competitiva de longas de ficção da Première Brasil no Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina, onde teve sua estreia mundial e recebeu críticas positivas. O longa também foi premiado no programa “Goes to Cannes”, vitrine de filmes inéditos ou em pós-produção do Marché du Film do Festival de Cannes.

Essa é a segunda vez que a Novelo Filmes e Cíntia Domit Bittar conquistam um marco para o cinema catarinense — em 2011, o curta “Qual Queijo Você Quer?” venceu o Troféu Redentor de Melhor Filme na principal mostra competitiva do Festival do Rio.

Produção e distribuição

O projeto foi viabilizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A distribuição é assinada pelas empresas Olhar Filmes e Filmes do Estação.

Créditos das fotos: Mario Miranda, Mario Miranda Filho e Edu Tarran / Agência Foto

Sair da versão mobile