Ícone do site Aurora Cultural

Consciência Negra: MetrôRio lança campanha ‘Valorizar a cultura africana é uma parada de respeito’, criada pela agência Made

Consciência Negra: MetrôRio lança campanha ‘Valorizar a cultura africana é uma parada de respeito’, criada pela agência Made

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20/11), o MetrôRio lança a campanha “Valorizar a cultura africana é uma parada de respeito”, com o objetivo de enaltecer a cultura afro-brasileira. Criada pela agência Made, a iniciativa acontece no sistema metroviário e ainda exibirá painéis artísticos do Projeto NegroMuro, com o objetivo de promover o reconhecimento das nossas origens, que é o caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva.

A campanha contará com uma exposição do Projeto NegroMuro, com mais de 20 metros de extensão, na estação Botafogo. Ao passarem pelo corredor do Acesso E (Mena Barreto), os clientes do MetrôRio poderão apreciar uma instalação com diversas obras estampadas em murais espalhados pelo Rio, que retratam grandes personalidades negras que deixaram seus legados na literatura e em outras artes.

O NegroMuro, idealizado pelo produtor e pesquisador Pedro Rajão e pelo artista muralista Cazé, é um projeto que vai além da arte urbana, promovendo a memória negra no Brasil. Desde sua criação, expandiu-se para várias plataformas, como séries de televisão, livros didáticos e palestras, além de atuar em salas de aula. Com a colaboração de Cazé, co-realizador do projeto, as obras já foram exibidas em diversos países, como Portugal, França, Inglaterra e Alemanha. O movimento celebra a história e as contribuições da população negra, promovendo diálogos sobre identidade e resistência cultural. Ao longo de cinco anos de projeto, já são mais de 60 murais. Além disso, o NegroMuro integra o site da RioTour, proporcionando maior visibilidade ao projeto e ampliando seu alcance, especialmente entre os turistas que visitam a cidade.

Os homenageados da mostra na estação Botafogo são: Pixinguinha, Alcione, Ruth de Souza, Machado de Assis, Waldemar Santana, Moacir Santos, Martinho da Vila, Luiz Melodia, Luiz Gonzaga, Luiz Gama, Juliano Moreira, Paulinho da Viola e Beatriz Nascimento.

Sair da versão mobile