Ícone do site Aurora Cultural

Contabilidade Consultiva, você sabe por onde começar?

Contabilidade Consultiva, você sabe por onde começar?
Contabilidade Consultiva, você sabe por onde começar?

Por décadas, empresários enxergam que a profissão contábil foi criada apenas para recolher documentos e dados fiscais, emitir guias, fazer escrituração contábil e envio para o Fisco, e não entendiam que um contador poderia ser extremamente útil para os negócios. Mas com a transformação digital que o mundo está vivenciando foi possível inovar e melhorar ainda mais o mercado contábil com o surgimento da Contabilidade Consultiva.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

Para Fernando Muterle, Diretor da Cards Inova, a inovação e a tecnologia permitiram melhorar a qualidade das informações e a profissão contábil passou a ser mais valorizada e vista como base essencial para o crescimento de qualquer empresa. “Dentro deste cenário de mudanças, os empresários estão mais exigentes nas tomadas de decisões e enxergam com mais confiança seu contador quando este está presente e oferece serviços diferenciados que agregam valor aos negócios”

O executivo destaca que a Contabilidade Consultiva está transformando a profissão contábil uma vez que o trabalho passa a ser realizado em parceria com o cliente para que juntos tracem planos eficientes com um posicionamento consultivo, estratégico e alinhado com a realidade para alavancar o sucesso da empresa.

Mas por onde começar? Primeiramente é preciso fazer uma análise de dentro para fora, ou seja, avaliar como está estruturado seu escritório, o sistema utilizado, quais as tecnologias que ainda faltam ser implantadas e ter a certeza que sua equipe está preparada para essa mudança.

Com essas respostas em mãos é preciso ter em mente que a automação de processos é um passo fundamental para preparar a sua contabilidade para se dedicarem ao relacionamento com os seus clientes. “uma dica importante é livrar-se ao máximo de tarefas e trabalhos manuais para evitar a perda de tempo na sua operação como, por exemplo, fazer cálculos manualmente, erros na imputação de informações e retrabalho. Isso porque quando um cliente solicita um relatório é preciso ter urgência em juntar os dados e conferir tudo várias vezes para garantir que está tudo correto”.

Outra etapa importante é a análise completa de sua carteira de clientes. Converse informalmente com cada um deles e entenda o cenário atual, suas dores e os obstáculos que o impedem de crescer. Após entender a real situação com a visão de contador e identificar os contextos que esse cenário se encontra, comece a buscar melhores soluções para cada uma das dificuldades encontradas e que sejam coerentes com a realidade do dia a dia dele.

Segundo Muterle, após toda essa análise e entendimento dos contextos de cada cliente já é possível iniciar os diagnósticos, ou seja, identificar se está no caminho certo e o que é necessário fazer para incentivar o crescimento saudável e sucesso efetivo dos negócios. “Seja sincero e explique claramente o que está acontecendo na empresa dele e, a partir desse entendimento, será possível começarem a traçar, em conjunto, as soluções mais viáveis para os negócios”.

Vale ressaltar que a Contabilidade Consultiva é um modelo de negócio que precisa de acompanhamento constante. “Faça reuniões periódicas para compreender a fundo os processos do cliente, aproveite para identificar gargalos, discuta prazos etc e desenvolva um plano de ação efetivo para cada um de seus clientes. É com um planejamento de melhorias contínuas nos negócios que você se torna um contador totalmente consultivo”, finaliza Muterle.

Sair da versão mobile