Ícone do site Aurora Cultural

Adaptação de livro da Companhia das Letras estreia em SP

unnamed

Inspirada em livro de Gabriel Abreu, peça “Triste! Triste… Triste?” estreia em 11 de outubro no Teatro Do Núcleo Experimental, com Thalles Cabral no elenco.

O luto como espelho da identidade

Foto: Diego Rodrigues

Representando a tristeza em suas múltiplas camadas, a peça Triste! Triste… Triste? narra a jornada de um filho que, ao revisitar as memórias da mãe, descobre a si mesmo. Inspirada no livro Triste não é ao certo a palavra, de Gabriel Abreu, a montagem marca a estreia de Nicolas Ahnert como dramaturgo e diretor, em um solo protagonizado por Thalles Cabral. A temporada estreia em 11 de outubro no Teatro Do Núcleo Experimental, em São Paulo, com sessões aos sábados, domingos e segundas até o fim de novembro.

Uma geração em busca de sentido

A adaptação amplia o universo do livro para explorar os anseios de uma geração anestesiada, em constante tentativa de compreender a si mesma diante da perda. No palco, Thalles Cabral dá vida a um jovem que, após receber a notícia de que a mãe tem apenas um mês de vida, embarca em uma investigação íntima e dolorosa.

Entre lembranças e delírios, o personagem mergulha nas camadas do luto, da identidade e da memória, confrontando o vazio deixado pela mãe. Apesar do tema denso, a encenação traz momentos de leveza e humor cínico, revelando a complexidade humana por trás da dor.

Do livro ao palco

O encontro de Nicolas Ahnert com a obra foi casual, mas transformador. “Assim que terminei a leitura, me veio a ideia de transformá-la em uma peça. O livro tem um hibridismo na linguagem, mistura cartas, bilhetes e fotos, e isso me pareceu muito teatral”, afirma o diretor.

Mais do que adaptar a narrativa original, Ahnert buscou criar uma nova dramaturgia, voltada para desvendar o filho e suas contradições. “Meu maior interesse foi desenvolver esse personagem para além do luto. Quis mostrar sua humanidade, e não um herói ou uma vítima”, ressalta.

Sinopse

Um filho descobre que sua mãe tem apenas um mês de vida e passa a revisitar o passado para entender quem ela realmente foi. Na tentativa de preencher lacunas, as fronteiras entre as memórias dele e as dela se confundem. Quando uma mãe deixa de existir, o que resta de um filho?


Elenco e ficha técnica

Thalles Cabral interpreta o protagonista. Com 20 anos de carreira, o ator é conhecido por papéis em Amor à Vida (TV Globo) e As Five (Globoplay), além de sua atuação premiada no filme Ecos do Silêncio (2024).

O texto e a direção são assinados por Nicolas Ahnert, ator e comunicador formado pela ESPM, com formação na New York Film Academy e experiência em produções da Globo, Netflix, Globoplay e Disney+.

Ficha técnica:
Texto e Direção: Nicolas Ahnert.
Elenco: Thalles Cabral.
Cenário e Figurino: Pazetto.
Iluminação: Nicolas Caratori.
Trilha Sonora: Alê Martins.
Direção de Produção: Nicolas Ahnert.
Produção: Laura Sciulli e Victor Edwards.
Realização: ZERO TEATRO.


Serviço

Triste! Triste… Triste?
Teatro Do Núcleo Experimental – R. Barra Funda, 637, São Paulo – SP
Estreia: 11 de outubro de 2025
Temporada: Outubro (sábados às 20h e domingos às 19h); novembro (sábados às 20h, domingos às 19h e segundas às 20h)
Ingressos: R$ 80 — linktr.ee/tristeespetaculo
Instagram: @triste.espetaculo
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos

Sair da versão mobile