Ícone do site Aurora Cultural

Assucena abre série “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” no CCBB BH

Cantora baiana se apresenta com Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara em três noites de shows gratuitos em Belo Horizonte

A cantora e compositora baiana Assucena abre nesta sexta-feira (4) a série musical “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH). A cada noite, até domingo (6), Assucena convida uma artista diferente da nova geração da música brasileira: Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara, respectivamente.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

Com ingressos online já esgotados, a expectativa é alta para os shows, que ocorrem sempre às 20h30 no Teatro I do CCBB BH. Haverá distribuição presencial de entradas na bilheteria do espaço, uma hora antes de cada apresentação.

Um tributo à força feminina e à música de resistência na América Latina

Inspirado no movimento “Nova Canção Latino-Americana”, que surgiu como expressão política e cultural nos anos 1960 e 1970, o projeto homenageia grandes vozes que marcaram a história do continente: Mercedes Sosa, Violeta Parra, Chavela Vargas, Amparo Ochoa, Soledad Bravo, Chabuca Granda, entre outras. A proposta vai além do tributo: cria diálogos entre artistas brasileiras e essa rica herança musical, em releituras inéditas e emocionantes.

“É como passar uma borracha nas fronteiras nacionais e buscar o elo que nos conecta enquanto povo e resistência. Cantaremos nossas mátrias”, afirma Assucena, uma das artistas mais expressivas da nova geração da MPB, conhecida por sua potência vocal e ativismo artístico.

Com direção musical e arranjos de Rafael Acerbi, o espetáculo apresenta canções clássicas como “Gracias a la Vida”, “Volver a los 17”, “Maria Maria”, “No Soy de Aquí ni Soy de Allá” e a emblemática “La Canción es Urgente”, além de composições autorais das convidadas que dialogam com o espírito do projeto.

Um palco de conexão, memória e identidade

Com apoio do Banco do Brasil e produção independente, “A Canção é Urgente” propõe mais do que shows: é um convite ao pensamento crítico, ao afeto e à celebração das identidades culturais da América Latina a partir de vozes femininas que transformam a cena contemporânea.

No palco, a banda que acompanha as artistas é composta por Ingrid Cavalcanti (baixo), Yara Oliveira (bateria/percussão), Vitoria Faria (acordeão) e Rafael Acerbi (violão/guitarra).

Programação

unnamed 9
Foto: Lethicia Galo
Sair da versão mobile