Evento gratuito nos dias 14 e 15/11 celebra a música como protagonista no cinema, com painéis, performances e exibição de “Cidade de Deus”.
A CAIXA Cultural São Paulo realiza, nos dias 14 e 15 de novembro, o 3º Festival Luz, Câmera e Close de Música no Cinema (FLCCMC 2025). Idealizado e produzido por Paulo Bastos e com curadoria de Tony Berchmans, o evento destaca a força da música como elemento central da narrativa audiovisual.
A programação convida o público a mergulhar no universo da música de cinema, com painéis, performances audiovisuais, sessão de cinepiano, masterclass, debates e mostra de filmes. Dessa forma, o festival aproxima compositores, diretores e técnicos do público, criando pontes entre gerações e linguagens artísticas.
Destaques da programação
Na sexta-feira, 14 de novembro, o destaque será a mostra de filmes documentais sobre grandes mestres da música de cinema, com introdução do curador Tony Berchmans antes de cada exibição.
No sábado, 15 de novembro, a programação inclui o painel Música Narrativa para Novas Tecnologias, com Mateus Polati e Fernando Pepe, e a performance audiovisual do compositor e instrumentista Teco Fuchs, com o artista visual Diogo Marques e o celista Júlio Pelloso.
O dia segue com o painel O Som do Cinema – Edição e Mixagem, com João Victor dos Santos e Guta Roim, além do debate A Música de Cinema – Panorama Brasil, reunindo Plínio Profeta, Lucas Marcier e Dainara Toffoli.
Encerrando o festival, haverá a exibição do clássico Cidade de Deus (2002), seguida de debate com os compositores Antonio Pinto e Ed Côrtes, e participação em vídeo do diretor Fernando Meirelles, celebrando os 23 anos do filme que marcou o cinema nacional e internacional.
Histórico do festival
Criado em 2017, o festival nasceu para homenagear grandes nomes e temas do audiovisual brasileiro. A primeira edição, no CCBB-SP, foi dedicada a Fernando Faro e contou com mostras, painéis e shows de artistas como João Donato, Toquinho, Leci Brandão e Ná Ozzetti.
A segunda edição, realizada durante a pandemia, foi totalmente online e homenageou Ennio Morricone. Contou com performances, painéis e workshops com nomes como André Abujamra, Antonio Pinto, Tony Berchmans e Alexandre Guerra.
Seleção CAIXA Cultural
O projeto faz parte da Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025, iniciativa que celebra os 45 anos da rede e promove a circulação da produção cultural pelo país. A CAIXA Cultural possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Recife e, desde este ano, em Belém (PA).
Serviço
3º Festival Luz, Câmera e Close de Música no Cinema
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 (a 200m da Estação Sé do Metrô)
Data: 14 e 15 de novembro de 2025
Classificação etária: 16 anos
Entrada gratuita (retirada de ingressos 20 minutos antes do início de cada evento)
Informações: (11) 3321-4400 | @caixaculturalsp | Site: CAIXA Cultural SP
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Foto: Leo Zimmermann
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
