Companhia do Latão ocupa o Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia, com “Experimento H” e “Losango Cáqui”, em temporada gratuita no Rio em janeiro e fevereiro.
Um dos grupos de teatro mais importantes do país, a Companhia do Latão, de São Paulo, faz temporada no Rio de Janeiro em janeiro e fevereiro de 2026 com dois espetáculos no Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia, na região portuária. A convite da Companhia Ensaio Aberto, o grupo participa do programa Circulação Petrobras, dentro do projeto Em Boa Companhia, que conta com apoio do Ministério da Cultura.
A partir de 8 de janeiro entra em cartaz “Experimento H”, que cumpre temporada até 1º de fevereiro, de quinta a domingo, sempre às 19h. Em seguida, em fevereiro, estreia “Losango Cáqui”, com sessões de 4 a 7 de fevereiro, de quarta a sábado, também às 19h. Todas as apresentações têm entrada gratuita, com retirada de ingressos pela Sympla e possibilidade de agendamento de grupos.
Experimento H: trabalho, fuga e mulheres em cena
No espetáculo de abertura da temporada, “Experimento H”, a atriz Helena Albergaria se divide entre Marilyn Monroe e a diarista Mary Sanches, em uma encenação sobre as jornadas paralelas dessas duas mulheres. A montagem é inspirada em textos de Truman Capote e investiga a relação entre arte, trabalho e vida social a partir de um encontro no velório de uma professora de atuação.
A peça acompanha um dia na vida de Mary Sanches, diarista de Nova Iorque, e de Marilyn Monroe, diva do cinema, ambas sob intensa pressão do trabalho. As diferenças de atitudes, gestos e modos de enfrentar o cotidiano são o centro da dramaturgia, que se volta para os pequenos dramas diários e suas ligações com processos sociais mais amplos.
Em cena, Helena Albergaria dança, canta e explora detalhes da ficção e da vida. O escritor Truman Capote aparece em idades distintas, interpretado por Kiko do Valle e Carlos Albergaria, que narram e dramatizam o encontro entre as personagens. A trilha ao vivo, com guitarra e violão, é executada pelo músico Cau Karam. O roteiro cênico é assinado por Sérgio de Carvalho e Helena Albergaria, com cenário e figurinos de Simone Mina.
Estreado em 2018, em São Paulo, “Experimento H” já circulou por temporadas em Cuba (Havana e Camagüey), onde recebeu o prêmio El Gallo de La Habana, concedido pela Casa de las Américas a grupos de destaque no teatro latino-americano, e no Teatro de Arena de São Paulo, em 2024.
As duas mulheres de “Experimento H” habitam tempos e mundos diferentes, mas reagem à pressão do trabalho com respostas simbólicas e concretas, ligadas à fé, à imaginação, ao enfrentamento aberto e ao desejo de vida. As imagens cênicas também são atravessadas pelo olhar de um escritor que tenta se compreender para além da tarefa literária, em uma dramaturgia lírica e híbrida.
“É uma peça feminista, em que mulheres fortes tentam não se identificar com as funções pré-determinadas pelo jogo social. Apesar do nome de ‘experimento’, a montagem trata de modo concreto e emocionante de histórias de vida. Inspira-se nos contos ‘Um dia de trabalho’ e ‘Uma linda criança’, de Truman Capote, e recria com elementos cênicos os aspectos apenas sugeridos pelo texto”, explica Helena Albergaria.
Losango Cáqui: afetos militares e poesia em cena
Em fevereiro, a temporada segue com “Losango Cáqui”, que será encenado a partir de 4 de fevereiro, com quatro sessões, de quarta a sábado, às 19h. O espetáculo é uma montagem poética e coreográfica baseada no livro de poemas homônimo de Mário de Andrade, definido pelo autor como um “diário de três meses” de sensações, ideias, alucinações e brincadeiras, “liricamente anotadas”.
Os relatos do livro tratam do período em que o escritor esteve no exército, reconvocado para manobras militares em 1922. Na encenação, os exercícios de quartel em meio a um contexto de convulsão política no país se contrapõem às paixões, amores e “afetos militares” narrados por Mário, criando um mosaico de experiências íntimas e históricas.
Criado para o evento comemorativo dos 130 anos de nascimento do poeta, o espetáculo foi apresentado apenas em três ocasiões antes de chegar ao Rio. Com nove artistas em cena, a montagem coral combina coreografias, enunciação lírica e dramas amorosos, com música ao vivo ao piano interpretada por Lincoln Antonio.
“Losango Cáqui” foi escolhido para encerrar a mostra Companhia do Latão no projeto Em Boa Companhia justamente por seu caráter experimental, poético e inventivo, em diálogo com “Experimento H”. As duas encenações apostam em um teatro dançante, que celebra a vida e se entusiasma com a perspectiva de mudanças.
Latão e a obra de Mário de Andrade
A relação da Companhia do Latão com a obra de Mário de Andrade atravessa a trajetória do grupo desde as primeiras criações. Entre os destaques está a pesquisa em torno da ópera “Café”, encenada por Sérgio de Carvalho em 2022 no Theatro Municipal de São Paulo, com colaboração de artistas do Latão, em diálogo com o pensamento estético e político do autor modernista.
Em outubro de 2023, a convite da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o grupo realizou a série “Noites de Mário”, com encenações inéditas a partir de obras e escritos teatrais do autor. Espetáculos, leituras cênicas e experimentos reuniram mais de 30 artistas, com sessões lotadas e apresentações únicas. Desse conjunto, “Losango Cáqui” se consolidou como espetáculo autônomo e voltou aos palcos em 2025, agora chegando ao Rio.
Ficha técnica – Experimento H
Elenco: Helena Albergaria, Kiko do Valle, Carlos Albergaria
Música: Cau Karam
Concepção: Helena Albergaria
Direção: Sérgio de Carvalho
Assistência de direção: Maria Lívia Goes
Figurinos e cenário: Simone Mina
Iluminação: Silviane Ticher
Produção: Corpo Rastreado
Produção no Rio de Janeiro: Companhia Ensaio Aberto
Sinopse: “Experimento H”, da Companhia do Latão, apresenta histórias de trabalho e fuga do trabalho na vida de duas mulheres incomuns, a diarista Mary Sanches e a atriz Marilyn Monroe, em sua relação com o escritor Truman Capote.
SERVIÇO – Experimento H
Experimento H – Companhia do Latão
Estreia: Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Local: Teatro Vianinha, Armazém da Utopia, Armazém 6 do Cais do Porto, s/n – Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 100 lugares
Horários: De quinta a domingo, às 19h
Temporada: De 8 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: Gratuitos, com retirada em www.sympla.com/armazemdautopia
Agendamento de grupos: WhatsApp (21) 97976-0046
SERVIÇO – Losango Cáqui
Losango Cáqui – Companhia do Latão
Estreia: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Local: Teatro Vianinha, Armazém da Utopia, Armazém 6 do Cais do Porto, s/n – Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 200 lugares
Horário: 19h
Temporada: De quarta a sábado, de 4 a 7 de fevereiro de 2026
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 75 minutos
Ingressos: Gratuitos, com retirada em www.sympla.com/armazemdautopia
Agendamento de grupos: WhatsApp (21) 97976-0046
Fotos: Companhia do Latão / Divulgação

Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
