Concurso abre oportunidades para novos autores e faz homenagem a Flávio Migliaccio

Até o dia 4 de março estão abertas as inscrições para o  II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio.  Com a proposta de valorização do autor teatral, o concurso foi criado pelo jornalista e dramaturgo Francis Ivanovich em dezembro de 2020. O que poderia não dar certo, pelas impossibilidades geradas pela Covid 19, se tornou um sucesso, com 120 inscritos de todo o país. Agora em janeiro de 2022, o público terá a oportunidade de conhecer os premiados da primeira edição e o edital da segunda que estará disponível no site da Frankfurt Produções. As inscrições são gratuitas.
 

Segundo Francis Ivanovich, a ideia de dar o nome do ator Flávio Migliaccio, falecido em 2020, ao concurso foi uma forma de concretizar um sonho antigo de prestar uma homenagem a um ator querido por uma geração e também muito importante para a dramaturgia brasileira, além de chamar a atenção para a valorização do autor e do texto teatral.

No primeiro concurso, foram seis peças vencedoras. Na categoria adulto, o primeiro lugar ficou com “Trívia” (Danilo Salomão), o segundo com “O trabalho das Aranhas” (Antônio de Medeiros) e o terceiro com “Aos Sábados” (Adyr de Paula). Na categoria infantil foram “Panapaná” (Pablo Kaschner) em primeiro lugar, “Rapsódia da Banana-da-Terra” (Luiz Carlos Laranjeiras) em segundo e em terceiro “Quanto mar cabe em mim? “(Leonardo Ferreira Gomes).
 

Esses textos foram reunidos em duas publicações. Os livros em homenagem ao ator Flávio Migliaccio são O Super Tio, com textos voltados para o público infantil, e Rio Bonito, voltado para adultos. Ambos são coletâneas dos textos premiados. Rio Bonito tem ainda as colagens da artista Fernanda Rodrigues e O Super Tio é ilustrado por João Miller. As obras foram editadas pela Funilaria.

“Trívia”, o texto vencedor adulto, encenado pela Cia. Bambolina, grupo teatral do estado de São Paulo,  ganhou a oportunidade de estar nos palcos cariocas . A peça fica em cartaz durante todo o mês de janeiro no Teatro Solar de Botafogo, com sessões às sextas e sábados sempre às 21h.

 “ Foi uma maneira de fazer com o autor tornasse conhecido o seu texto, tirasse ele da gaveta e da sua peça entrar na pauta de um teatro. Foi uma vitória lançar este concurso em meio a tantas dificuldades e estar hoje comemorando o sucesso do primeiro concurso e anunciando a segunda edição. Me sinto feliz de poder prestar essa homenagem ao Flávio Migliaccio” completa Francis.

O II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, criado por Francis Ivanovich, é organizado pela Frankfurt Produções, em parceria com o Teatro Solar de Botafogo, e a Editora Funilaria. Este ano conta com o patrocínio da Lei do Fomento ISS do Rio de Janeiro, através da empresa CNS Nacional de Serviços.

Compartilhar
Avatar photo

Especialista em uma variedade de assuntos e sempre pronto para fornecer o melhor conteúdo possível. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.

Escreva um Comentário

Exit mobile version