Ícone do site Aurora Cultural

Conservatório na Rede lança novas videoaulas grátis

Projeto do Conservatório de Tatuí estreia nova série com 20 videoaulas gratuitas sobre música e artes cênicas no YouTube a partir da segunda quinzena de outubro.

O projeto

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, o Conservatório de Tatuí lança uma nova série de vídeos da 5ª temporada do ‘Conservatório na Rede’. São conteúdos gratuitos e virtuais que abordam temas da música popular, música erudita e artes cênicas.

Novas séries e temas

Ao longo de 2025, o projeto chega à 5ª temporada com 9 séries que percorrem música antiga, técnicas de canto, construção sonora para teatro, conceitos dramatúrgicos, entre outros. O objetivo é oferecer acesso amplo e democrático para quem deseja aprender e aprimorar noções técnicas e teóricas da área cultural, além de aproximar o público da instituição por meio do YouTube oficial do Conservatório.

Série 5: Instrumentos Antigos de Cordas Dedilhadas

Ministrada por Rosimary Parra, a 5ª série apresenta 4 episódios sobre instrumentos que tiveram destaque entre os séculos XVI e XIX: alaúde renascentista, vihuela, guitarra barroca e guitarra clássico-romântica. As aulas tratam de informações históricas e técnicas, características dos instrumentos, notação, repertório e noções de performance musical, evidenciando a relação com a tradição violonística. Episódios:Aula 1: Introdução • Aula 2: O Alaúde Renascentista • Aula 3: A Vihuela • Aula 4: A Guitarra Barroca e a Guitarra Clássico-Romântica

Sobre Rosimary Parra

Doutoranda em Música pela USP e mestre pela UNESP, atua como solista e camerista ao violão e em cordas dedilhadas históricas. Desde 2020, é musicista da Divisão de Música de Câmara da UFF (Niterói-RJ). Entre apresentações, participou de séries como Movimento Violão (SESC), Festival de Cordas Antigas e projetos do SESC. Em gravações, integra os álbuns ‘Um sarau com o Música Antiga da UFF’ (2024) e ‘Las Brujas — Música do Renascimento Ibérico’ (2020).

Série 6: O som para teatro e suas técnicas

Conduzida por Eduardo Duarte Joly, a série discute a estrutura técnica sonora para as artes da cena, contemplando banda, elenco microfonado e trilha mecânica, além de papéis e fluxos de trabalho. Aborda o desenho de som e a atuação do sound designer no espetáculo. Episódios:Aula 1: O que é técnica sonora para teatro? • Aula 2: O sistema de som • Aula 3: Os equipamentos e a equipe • Aula 4: O desenhista de som ou sound designer

Sobre Eduardo Duarte Joly

Técnico de som e performer sonoro, é bacharel em Educação Artística pela Universidade Anhembi Morumbi e tem mestrado em dramaturgia pela Escola Célia Helena. Membro dos Arquivos Sonoros de Teatro (projeto no CDT-USP, com fomento da FAPESP), integra o Núcleo Nós, com pesquisas que conectam tecnologias sonoras, performance, arte e meio ambiente. É mestrando em artes cênicas na ECA-USP, com a pesquisa ‘Elementos para uma história da técnica sonora nas artes cênicas’, e colabora no levantamento e análise da trajetória de Flávia Calabi na cena paulistana (1978–2012), também com fomento da FAPESP.

Como assistir

Os conteúdos da 5ª temporada estreiam na segunda quinzena de outubro. Para acompanhar, basta acessar o canal do Conservatório de Tatuí no YouTube e conferir as playlists das séries.

Serviço

Projeto: Conservatório na Rede — 5ª Temporada Formato: 20 videoaulas gratuitas e online Onde assistir: YouTube — canal oficial do Conservatório de Tatuí Série 5: Instrumentos Antigos de Cordas DedilhadasApresentação: Rosimary Parra (4 aulas) Série 6: O som para teatro e suas técnicasApresentação: Eduardo Duarte Joly (4 aulas)  
Conservatório na Rede lança novas videoaulas grátis
Foto: Divulgação
Conservatório na Rede lança novas videoaulas grátis
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile