Em celebração aos 130 anos das relações diplomáticas entre Japão e Brasil, o Sesc Vila Mariana recebe a exposição “Antípodas: Tão Distantes, Tão Próximos”, organizada pela Fundação Japão em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra, que apresenta conexões entre arte, tecnologia e cultura, terá uma visita guiada com a curadora Tomoe Moriyama neste domingo, 2 de novembro, às 13h30.
Programação especial com artistas convidados
Durante o período entre 30 de outubro e 2 de novembro, o público poderá participar de workshops e encontros com artistas japoneses. O artista Yoichi Ochiai, em colaboração com o Centro de Chado Urasenke do Brasil, realizará uma cerimônia do chá, ativação da obra “Ermida Jiji-Muge: O tetralema da imagem e da massa”. As sessões acontecem nos dias 30/10 às 16h30 e 19h30, e 01/11 às 11h, com retirada gratuita de ingressos 30 minutos antes do início.
A curadora Tomoe Moriyama também participa de um bate-papo com o artista Yoichi Ochiai sobre os processos criativos e conceitos da mostra, no dia 1º de novembro, às 13h. Já a visita guiada ocorre no dia seguinte, domingo (2/11), às 13h30, no térreo do Sesc Vila Mariana. Durante o encontro, Tomoe conversa com o público sobre arte, tecnologia e “entre-mundos”. As vagas são limitadas, com retirada gratuita de ingressos no local.
Oficina de tipografia japonesa
Outro destaque é o workshop de criação de tipografia com o artista Rintaro Shimohama, do Projeto Noramoji, que ocorre em 31/10 às 14h e 01/11 às 15h, no Espaço de Tecnologias e Artes. A atividade propõe recriar letras inspiradas em letreiros tradicionais japoneses e, ao final, cada participante leva para casa um botton produzido durante o processo.
Conceito e experiência da exposição
O termo “antípodas” refere-se a lugares opostos na Terra, mas a mostra propõe refletir sobre como culturas distantes podem se aproximar. A exposição destaca os laços históricos e culturais entre Japão e Brasil, ampliando o olhar sobre temas universais por meio da arte e da tecnologia.
Para oferecer uma experiência interativa, o público pode participar de uma visitação autoguiada com cartões postais e um passaporte para carimbar em diferentes pontos do Sesc Vila Mariana. A prática, inspirada em museus e espaços públicos japoneses, convida à descoberta e à participação ativa. A exposição é gratuita e fica em cartaz até 25 de janeiro de 2026.
Artistas e obras em destaque
A mostra apresenta trabalhos de nomes como Yoichi Ochiai, Akinori Goto, GRINDER-MAN, Zombie Zoo Keeper e coletivos como Heartbeat Picnic e Optical Illusion Block Project. No total, mais de 15 artistas e grupos participam da exposição, que também homenageia grandes nomes da literatura japonesa, como Yasunari Kawabata, Mokutaro Kinoshita e Tatsuzo Ishikawa, com releituras da artista Minami Arai.
Serviço
Exposição: Antípodas: Tão Distantes, Tão Próximos
Período: 9 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
Local: Sesc Vila Mariana – São Paulo (SP)
Horário: Terça a sexta, das 10h às 20h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Abertura de processo com o artista Yoichi Ochiai
Data: 01/11 (sábado), às 13h – Torre A, 1º andar
Visita guiada com a curadora Tomoe Moriyama
Data: 02/11 (domingo), às 13h30 – Térreo, Hall dos elevadores (Torre A)
Workshops:
– “Ermida Jiji-Muge: O tetralema da imagem e da massa” com Yoichi Ochiai: 30/10 às 16h30 e 19h30 | 01/11 às 11h
– Oficina de tipografia com Rintaro Shimohama: 31/10 às 14h | 01/11 às 15h
Ingresso: Gratuito (retirada 30 minutos antes, no local)

Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
 
 

