Mostra abre em 02/12 no MAC-CE com 250 obras e mais de 30 artistas cearenses, celebrando festa, arte e ancestralidade.
A partir de 02 de dezembro, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre ao público a exposição “Bloco do Prazer”, que investiga a festa como força de criação estética, articulação comunitária e disputa simbólica no Brasil. Com acesso gratuito, a mostra segue em cartaz até maio de 2026.
Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Dragão do Mar, com parceria do Museu de Arte do Rio e patrocínio da Petrobras e Secretaria da Cultura do Ceará, a exposição compreende a festa como linguagem cultural expandida, capaz de transmitir saberes, afirmar identidades e imaginar futuros coletivos.
Inspirada na canção “Bloco do Prazer” (1978), de Fausto Nilo e Moraes Moreira, eternizada por Gal Costa, a mostra utiliza a alegria e a celebração como lentes para explorar a criação artística, a ancestralidade e a política do viver junto no Brasil.
“A chegada da exposição Bloco do Prazer ao Ceará reafirma o compromisso do Governo do Estado com a arte como espaço de encontro, diversidade e criação coletiva. A festa é modo de existir, criar e resistir. A mostra convida o público a dançar junto com a arte e a reconhecer a potência de imaginar outros futuros possíveis”, afirma Luisa Cela, Secretária da Cultura do Ceará.
A edição cearense incorpora manifestações tradicionais, maracatus, reisados, bois, mestres e mestras da cultura popular. Reunindo cerca de 250 obras, a nova versão integra diferentes períodos, linguagens e acervos. Mais de 30 artistas cearenses participam da mostra, ampliando o protagonismo regional. O total de artistas nordestinos ultrapassa cinquenta.
Entre os nomes do Ceará estão Zé Tarcísio, Luiz Hermano, Charles Lessa, Heloísa Juaçaba, Mestre Chico Emília, Roberto Galvão, Nicolas Gondim, Blecaute, Raimundo Cela e Estrigas, reafirmando o estado como polo ativo de criação estética.
A mostra apresenta ainda 14 obras inéditas ou de produção recente (2020–2025), explorando corpo, som, rito, movimento e ocupação da rua. As peças abrangem mais de dez técnicas, como pintura, fotografia, instalação, vídeo, arte têxtil e produções híbridas.
“Festa é encontro e alegria. Nada mais oportuno do que encerrar o ano com essa celebração no Centro Dragão do Mar. Contamos com a Lei Rouanet, patrocínio da Petrobras e parceria da Secretaria da Cultura do Ceará para realizar um projeto dessa escala”, destaca Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar.
Com 13 coleções e acervos — entre eles MAC-CE, Pinacoteca do Ceará, Museu da Cultura Cearense, Museu de Arte do Rio e Instituto Moreira Salles — a mostra fortalece o diálogo entre território, memória e práticas contemporâneas.
“Com a exposição Bloco do Prazer, o MAC-CE inaugura uma nova fase, que propõe ampliar o acesso e aproximar a arte das vivências do nosso povo”, afirma Camila Rodrigues, superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
SERVIÇO
Exposição Bloco do Prazer
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) / Centro Dragão do Mar
Local: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Período: 02/12/2025 a 05/2026
Entrada gratuita
Realização: Ministério da Cultura, Instituto Dragão do Mar e Centro Dragão do Mar
Parceria: Secretaria da Cultura do Ceará
Patrocínio: Petrobras, via Lei Rouanet
Mais informações: idm.org.br / dragaodomar.org.br

Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
