Mostra com curadoria de Bené Fonteles e organização de Marcelo Reis apresenta panorama da fotografia negra da Bahia a partir de 13 de novembro.
Fotografia e identidade baiana em foco
A partir do dia 13 de novembro, o público poderá conferir na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, a exposição “Olhar Negro, Negro Olhar — Antologia da Fotografia Negra da Bahia”, um panorama sensível da produção fotográfica do estado. Com curadoria de Bené Fonteles e pesquisa e organização de Marcelo Reis, a mostra propõe uma imersão nas múltiplas camadas que compõem o olhar sobre a negritude baiana.
Reunindo obras de nomes como Adenor Gondim, Ayrson Heráclito, Christian Cravo, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Zélia Gattai e Voltaire Fraga, entre outros, a exposição apresenta um diálogo entre diferentes gerações e perspectivas. Os trabalhos revelam tanto o olhar de fotógrafos ligados às tradições afro-brasileiras, quanto de artistas que se dedicaram a reverenciar a presença negra na formação cultural e espiritual da Bahia.
Reflexão e pertencimento
“Pensar a fotografia a partir de quem olha e do que é olhado é um exercício essencial para compreendermos como o olhar negro se constitui na arte baiana. Essa antologia propõe uma leitura dessa pluralidade, em que cada imagem é um espelho do pertencimento, da ancestralidade e da resistência”, explica Marcelo Reis, organizador da mostra.
“Cada imagem é um espelho do pertencimento, da ancestralidade e da resistência.”
A exposição dialoga com o conceito do teórico francês Georges Didi-Huberman, que define “a cisão do ver” como o ponto em que o olhar e o ser olhado se cruzam. Assim, *“Olhar Negro, Negro Olhar”* propõe uma leitura crítica e poética da história visual da Bahia, iluminando os percursos e identidades que moldaram o imaginário negro, sagrado e popular.
Compromisso cultural do SESI-SP
“Um dos compromissos do SESI-SP é contribuir com a sociedade civil, promovendo educação e cultura. A mostra destaca uma temática necessária no contexto das negritudes, reunindo grandes fotógrafos que retratam com sensibilidade e profundidade as africanidades na cultura e no cotidiano da Bahia”, afirma Débora Viana, gerente executiva de Cultura do SESI-SP.
Artistas participantes
A exposição reúne 23 artistas visuais de três gerações e cerca de 90 fotografias. São eles: Adenor Gondim, Amorin Japa, Andrea Fiamenghi, Arlete Soares, Arthur Seabra, Ayrson Heráclito, Bauer Sá, Christian Cravo, Cristina Cenciarelli, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Helen Salomão, Hirosuke Kitamura, Ismael Silva, Leila Chandani, Lucas Moreira, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Tacun Lecy, Vinicius Xavier, Voltaire Fraga e Zélia Gattai.
Serviço
Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia
Curadoria: Bené Fonteles
Pesquisa e organização: Marcelo Reis
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1.313 (em frente à estação Trianon-Masp do metrô)
Visitação: 13 de novembro de 2025 a 5 de abril de 2026
Horário: Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita
Mais informações: sesisp.org.br/eventos
Realização: FIESP | SESI-SP
Produção: Phábrica Casa da Fotografia | Fundação Pierre Verger | Objetiva | Lukas Cravo
Apoio: Instituto Mário Cravo Neto | Tvieiros Design Gráfico

Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
