Festival Día de Muertos 2025 ocupa os dois lados do Memorial da América Latina em quatro dias de programação gratuita e estima público de 200 mil pessoas.
Maior celebração mexicana fora do México retorna ampliada
A Art Shine Promoções e Eventos e o Consulado Geral do México em São Paulo realizam pelo sexto ano consecutivo o Festival Día de Muertos, considerada a maior celebração mexicana realizada fora do México e a segunda maior do mundo. A edição de 2025 acontece nos dias 1º, 2, 8 e 9 de novembro, das 11h às 21h, no Memorial da América Latina, com entrada gratuita.
Após o sucesso da edição anterior, a festa dobrou de tamanho e ocupará os dois lados do Memorial (Praça Cívica, Praça das Sombras e Galeria Marta Traba). A expectativa de público é de 200 mil pessoas ao longo dos quatro dias.
Programação cultural e tradições do Día de Muertos
O evento reúne gastronomia, apresentações artísticas, cortejos, exposições, concursos, ringue de luta mexicana, espaço kids e oficinas. Com mais de 120 tendas e food trucks e mais de 100 artistas na programação, o festival é pet friendly.
Entre os destaques: cortejo do festival com participação do público, apresentações folclóricas, mariachis, intervenção artística mexicana, Concurso de Catrinas e Catrins em categorias adulta e infantil, maquiagem artística a partir de R$ 60, ringue de Lucha Libre com oficina gratuita e atividades infantis pagas.
Gastronomia e bebidas
O festival reúne 28 participantes de gastronomia mexicana com opções típicas e contemporâneas, incluindo alternativas vegetarianas e veganas. Entre os itens disponíveis: tacos, burritos, quesadillas, papas rellenas, chicharrón con guacamole, nachos veganos, guacamole com totopos e bebidas como margaritas e michelada.
Exposição “Altares de Día de Muertos 2025”
Na Galeria Marta Traba ocorre a exposição “Altares de Día de Muertos 2025”, com curadoria de Arthur Jorge Lima. O tema deste ano presta homenagem às Mulheres Indígenas, com nove altares produzidos por escolas e artistas. O Museu das Culturas Indígenas integra a mostra com intervenção sobre a relação ancestral com a morte.
A exposição também exibe o curta animado “Mãtãnãg, A Encantada”, baseado em narrativa tradicional do povo Maxakali, e recebe instalações de artistas convidados vindos de diferentes cidades, além de registros fotográficos sobre culturas originárias.
Impacto econômico e social
Além de reforçar o calendário cultural da capital paulista, o festival deve gerar 1,5 mil postos de trabalho temporários e projeta crescimento de 80% em público e faturamento na comparação com a edição anterior.
“O Festival Día de Muertos já se consolidou como a maior celebração mexicana do Brasil e uma das mais importantes do mundo. Nossa missão é proporcionar ao público uma experiência autêntica e, ao mesmo tempo, acessível, mostrando a riqueza da cultura mexicana em suas diferentes expressões – da música à gastronomia, da dança à tradição dos altares,” conclui Márcio Alvarez, organizador do evento.
Serviço — Festival Día de Muertos 2025
Datas: 1º, 2, 8 e 9 de novembro de 2025
Horário: das 11h às 21h (Exposição até 20h)
Local: Memorial da América Latina — Avenida Mário de Andrade, 664 — Barra Funda
Entrada: gratuita
Como chegar: ao lado do metrô Barra Funda
Pet Friendly
Estacionamento: portões 8 e 15 | Bicicletário: portão 9
@artshine








