“Era uma vez… Eram duas, eram três” estreia dia 11 com 36 apresentações em Curitiba e Paranaguá até outubro
O teatro infantil ganha novas cores, ritmos e reflexões no retorno do Festival “Era uma vez… Eram duas, eram três”, que inicia sua 4ª edição nesta sexta-feira, 11 de abril, com apresentações gratuitas nas cidades de Curitiba e Paranaguá.



Com direção da premiada Cia Abração, a programação traz 36 sessões gratuitas até outubro, revisitando clássicos da literatura infantil como O Mágico de Oz, Bela e a Fera, Pinóquio, Peter Pan, entre outros, agora reimaginados sob a ótica da diversidade, inclusão, educação e meio ambiente.

As apresentações acontecem às sextas para escolas públicas (às 9h30 e 14h30), e aos sábados às 15h, abertas ao público geral. Em Curitiba, o palco será o Teatro Bom Jesus, e em Paranaguá, o Teatro do Clube Olímpico. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente via plataforma Sympla.
“Queremos que as famílias se vejam nas histórias, que as crianças aprendam e sonhem com um futuro mais justo. É um teatro que transforma”, explica Carolina Montenegro, diretora da Guanabara Produção Cultural, realizadora do festival.
Programação em Curitiba
- O Mágico de Oz – 11 e 12 de abril
- Bela e a Fera – 9 e 10 de maio
- Pinóquio – 6 e 7 de junho
- Alice no País das Maravilhas – 8 e 9 de agosto
- Peter Pan – 26 e 27 de setembro
- O Flautista de Hamelin – 17 e 18 de outubro
Programação em Paranaguá
- O Mágico de Oz – 25 e 26 de abril
- Bela e a Fera – 16 e 17 de maio
- Pinóquio – 27 e 28 de junho
- Alice no País das Maravilhas – 15 e 16 de agosto
- Peter Pan – 19 e 20 de setembro
- O Flautista de Hamelin – 24 e 25 de outubro
Exposição paralela: “Caminhos do Encantamento”
O festival também recebe, a partir de 3 de julho, a exposição “Caminhos do Encantamento”, com figurinos feitos de materiais reciclados pelo artista Gustavo Krelling. Sucesso em Portugal, a mostra propõe uma reflexão sobre sustentabilidade e criatividade, e estará em exibição nos teatros participantes.
Teatro como ferramenta de transformação
Reconhecida por seu trabalho voltado à infância, a Cia Abração utiliza o teatro como ponte entre gerações e promove discussões sociais com leveza e poesia. Para Letícia Guimarães, diretora da companhia, “essas histórias precisam ser contadas de novo, de maneira atual, sensível e impactante.”
O projeto é realizado com incentivo da Lei Rouanet, com produção da Guanabara Produção Cultural, apoio da Montenegro Produções e patrocínio master da TCP, Havan, Sideral Linhas Aéreas e Cattalini.
Serviço:
- Festival “Era uma vez… Eram duas, eram três”
- Datas: De abril a outubro de 2025
- Ingressos gratuitos: sympla.com.br
- Locais: Teatro Bom Jesus (Curitiba) e Teatro Clube Olímpico (Paranaguá)
- Classificação: Livre
Para mais informações, acesse: montenegroproducoes.com
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊