Ícone do site Aurora Cultural

Festival Internacional de Dança Contemporânea – SP.IN chega e São Paulo em fevereiro

Foto: Divulgação

O evento, completamente gratuito, destaca-se por performances de artistas internacionais e workshops intensivos voltados à comunidade da dança contemporânea

SP.IN  – Festival Internacional de Dança Contemporânea terá sua primeira edição entre os dias 20 a 28 de fevereiro de 2025, em São Paulo. Totalmente gratuito, o evento reunirá artistas de renome mundial, que estarão pela primeira vez no Brasil, em uma programação que busca democratizar o acesso à dança contemporânea e proporcionar experiências artísticas inovadoras.

Entre os convidados estão Johannes Wieland (Alemanha), Lali Ayguadé (Espanha), Tamara Gvozdenovic (Suíça) e Akira Yoshida (Espanha), com performances inéditas no Brasil. Além disso, cada um ministrará três dias de aulas intensivas, oferecidas exclusivamente para a comunidade da dança. O SP.IN também traz rodas de conversa e uma mostra de filmes de dança contemporânea, incluindo produções internacionais premiadas.

“O grande diferencial do festival é a oferta de workshops intensivos e gratuitos, ministrados pelos artistas convidados, promovendo um ambiente de imersão, aprendizado e troca de experiências artísticas com os dançarinos brasileiros”, destaca Keren Chernizon, diretora artística do projeto.

Festival Internacional de Dança Contemporânea – SP.IN chega e São Paulo em fevereiro

No decorrer da programação, Johannes Wieland apresenta Darwin to Darwin, uma performance que reflete sobre os instintos humanos e a evolução das relações interpessoais, unindo dança, teatro e performance em uma exploração densa e introspectiva dos desafios da adaptação e transformação humana.

Lali Ayguadé e Akira Yoshida sobem ao palco com Together to Get There, um dueto que investiga a complexidade das conexões humanas, utilizando gestos e movimentos para dialogar sobre apoio mútuo, fragilidade e força.

Tamara Gvozdenovic, acompanhada do DJ e produtor Kangding Ray, traz SEER, um solo que explora a relação entre corpo, tecnologia e mitos culturais, oferecendo uma abordagem sensorial e imersiva.

“É uma oportunidade muito especial vir ao Brasil pela primeira vez na minha vida, compartilhando conhecimentos e experiências. O SP.IN Festival torna isso possível: artistas podem se encontrar em workshops sem a pressão financeira, oferecendo as oficinas gratuitamente. O que mais se pode desejar? Claro, também estou animado para que o público veja o meu trabalho e suas reações. Berlim encontra o Brasil. Emocionante!”, destaca Johannes Wieland.

Com apresentações em locais icônicos de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Biblioteca Mário de Andrade e a EDASP – Escola de Dança de São Paulo, o SP.IN Festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso às artes e a inclusão cultural.

“O SP.IN foi pensado como um ponto de encontro para o intercâmbio de ideias e imersao da dança contemporânea. Reunimos artistas internacionais mestres em suas áreas, para criar um espaço onde a alta qualidade de educação artística seja acessível a todos e onde os limites do que é possível na dança sejam constantemente redefinidos. Aqui, a dança não é apenas uma forma de expressão, mas um convite à reflexão, à inovação e à co-criação”, finaliza Keren.

SP.IN Festival é realizado pelo Ministério da Cultura e CSN via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CSN e Rosset Têxil. A iniciativa tem a realização de Frida!, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

SERVIÇO

SP.IN – Festival Internacional de Dança Contemporânea
20 a 28 de fevereiro de 2025
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação dos espaços)
Locais: Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural São Paulo (CCSP) e EDASP – Escola de Dança
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO DETALHADA
Workshops

●      21 a 23 de fevereiro
9h: Workshop com Lali Ayguadé
13h: Workshop com Akira Yoshida
Local: EDASP – Escola de Dança de São Paulo

●      25 a 27 de fevereiro
9h: Workshop com Tamara Gvozdenovic
13h: Workshop com Johannes Wieland
Local: EDASP – Escola de Dança de São Paulo

Performances e rodas de conversa

●      20 de fevereiro
19h: Coquetel de abertura e performance solo/site-specific com Akira Yoshida
Local: Biblioteca Mário de Andrade

●      22 e 23 de fevereiro
20h: Performance “Together to Get There” com Lali Ayguadé e Akira Yoshida
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo

●      24 de fevereiro
19h: Performance solo com Tamara Gvozdenovic
20h: Roda de conversa com os artistas convidados
Local: Biblioteca Mário de Andrade

●      26 de fevereiro
20h: Performance “Darwin to Darwin” com Johannes Wieland
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo

●      28 de fevereiro
20h: Performance “SEER” com Tamara Gvozdenovic e Kangding Ray
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo

Mostra de filmes de dança contemporânea

●      25 a 27 de fevereiro
19h: Exibições de filmes de dança contemporânea
Local: Biblioteca Mário de Andrade

Sair da versão mobile