Baixar
Tocar
Parte da cultura hip hop, o grafite ainda era marginalizado na passagem dos anos 90 para os anos 2000. E foi essa consciência que levou à necessidade de discutir essa forma de expressão em escolas, com autoridades, para que a arte urbana chegasse a vários mercados, como o da decoração de ambientes, da arquitetura, paisagismo, moda e cenografia. Sempre como uma ferramenta para transformar e agregar mais valor aos espaços. É isso que lembra Gil Leros, artista maranhense que tem dezenas de trabalhos espalhados por toda São Luís.
“Hoje a coisa é bem mais fácil, é bem mais prática, mais simples. A polícia já entende que não tem necessidade de violência quando vê um adolescente pintando, colorindo um muro da cidade. Então, eu acho que a coisa tem melhorado muito. Hoje, o poder público tem tido interesse em abrir espaços para essa vocação, para esses talentos poderem se revelar e até, de certa forma, conseguir mudar o roteiro das suas vidas.”
Para mudar o roteiro de mais vidas e descobrir novos talentos, o governo do Maranhão lançou neste mês o programa ‘Arte de Rua’, que vai selecionar jovens para receber bolsas de apoio e se aprofundar nas técnicas do grafite. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão direcionou R$ 1 milhão para execução do programa. 200 alunos receberão R$ 400 durante três meses. O projeto será coordenado pela Secretaria da Juventude e está divido em dois momentos, explica o secretário Thiago Prado.
“O primeiro edital será lançado dia 15 de janeiro de 2025, que será o edital Vozes do Spray, que visa valorizar os grafiteiros, artistas que já estão em cena. Através de premiações, assim que forem selecionados, as suas artes serão aplicadas nas dez maiores cidades do estado do Maranhão. O segundo momento, que será o Spray na Mochila, que será lançado no primeiro de março de 2025, visa fomentar essa arte urbana dentro da escola, fomentar e descobrir novos talentos e valorizar essa arte urbana tão importante no Brasil.”
Essa valorização da importância nacional foi oficializada no mês passado, quando o Presidente Lula sancionou a lei que reconhece o grafite como manifestação da cultura brasileira. Hoje, artistas como Kobra e Os Gêmeos têm obras em muros e galerias internacionais em todo o mundo.
* Sonoplastia Messias Melo
Cultura Jovens talentos vão receber bolsas de apoio para aprimorar técnicas São Luís 13/11/2024 – 15:17 Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves Gabriel Corrêa Grafite grafiteiros Spray na Mochila Vozes do Spray Hip Hop quarta-feira, 13 Novembro, 2024 – 15:17 2:56
Link Original: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2024-11/grafiteiros-vao-receber-incentivo-financeiro-no-maranhao
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou considere contribuir com a gente. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
Contribua agora!