Exposição gratuita reúne obras históricas e contemporâneas sobre o manguezal como território de vida, mito e resistência; abertura dia 29 de outubro no CCBB RJ.
Mostra inédita articula arte, ciência e ancestralidade
Na véspera da COP30, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro inaugura, no dia 29 de outubro, a exposição Manguezal, uma das maiores já realizadas sobre o tema no país e sem paralelo no cenário internacional. Com curadoria de Marcelo Campos, o projeto apresenta o mangue como ecossistema vital e como território simbólico, social e poético.
A mostra reúne cerca de 50 obras de 25 artistas que atravessam diferentes gerações e linguagens, entre nomes como Lasar Segall, Hélio Oiticica, Marcel Gautherot, Abelardo da Hora, Ayrson Heráclito, Carybé, Uýra Sodoma, Annia Rízia, Ganhadeiras de Itapuã e o fotógrafo Enrico Marone, cuja pesquisa visual percorre manguezais de Norte a Sul do Brasil.
Além de ressaltar o manguezal como berçário marinho, barreira contra marés e sequestrador de carbono, a exposição destaca o mangue como território de memória e resistência, também refletido no Carnaval: protótipos do enredo “Manguezal”, da Grande Rio 2026, serão exibidos pela primeira vez.
“Os artistas trazem, em matéria, cor e imagem, a grandiosidade de um ambiente que constitui um dos mais importantes patrimônios brasileiros”, afirma o curador Marcelo Campos.
Serviço
Exposição Manguezal Local: CCBB Rio de Janeiro — Rua Primeiro de Março, 66 — Centro Período: 29/10/2025 a 02/02/2026 Horários: Quarta a segunda, 9h às 20h (fecha às terças) — entrada gratuita Classificação: livre Mais informações: bb.com.br/cultura

Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
