Ícone do site Aurora Cultural

Mostra Mercosul exibe curtas em 367 pontos culturais do Brasil

Gratuita e nacional, 2ª Mostra Mercosul Audiovisual ocorre de 08/11 a 07/12 com curtas de cinco países e o tema “Territórios e Paisagens”.

Evento mobiliza 367 pontos em todo o Brasil

A 2ª Mostra Mercosul Audiovisual vai exibir, de 08 de novembro a 07 de dezembro de 2025, 12 curtas-metragens em 367 pontos culturais de exibição espalhados por 250 municípios de todos os estados do país. Gratuito e acessível, o evento amplia sua abrangência ao contar com a participação inédita da maioria dos espaços inscritos.

A mostra é promovida pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a RECAM (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul).

Territórios e paisagens em transformação

Com o tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, a programação é dividida em duas sessões: uma voltada ao público infantil e outra ao público geral, com produções de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e a Colômbia como país associado.

Os filmes incluem obras inéditas e títulos já disponíveis na plataforma oficial https://play.mercosuraudiovisual.org/pt-br/” target=”_blank”>Mercosul Audiovisual.

Diversidade de espaços e parceria ambiental

Os pontos de exibição incluem pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, centros culturais, museus, CEUs da cultura, unidades socioeducativas, além de espaços ligados à educação ambiental, como as salas verdes e os pontos do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A parceria com o MMA foi responsável por 25% das inscrições, fortalecendo o caráter democrático e inclusivo da iniciativa.

Presidência brasileira fortalece circulação regional

Com o Brasil ocupando a Presidência Pro Tempore do Mercosul neste semestre, a mostra também marca o fortalecimento da integração e circulação do audiovisual entre os países da região.

Mostra Mercosul exibe curtas em 367 pontos culturais do Brasil
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile