Museu em Salvador sedia o Festival Nosso Futuro, com exposições e oficinas na Temporada França-Brasil 2025.
O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico de Salvador, realiza até sábado, 8 de novembro, o Festival Nosso Futuro. A programação integra a Temporada França-Brasil 2025 e inclui exposições, oficinas e atividades conduzidas por artistas e personalidades negras.
Exposições celebram a memória afro-diaspórica
O evento começou na quinta-feira, 6, com visitas mediadas à mostra “Memória: relatos de uma outra História”, com curadoria de Nadine Hounkpatin (Benin/França) e Jamile Coelho (Brasil). O público também pode visitar a exposição “Ancestral: Afro-América | Brasil – EUA”, que reúne 130 obras de artistas negros e promove um diálogo entre produções contemporâneas sobre identidade, território e memória.
As visitas guiadas acontecem diariamente, às 11h40 e 14h30, mediadas por profissionais do museu. Na sexta-feira, 7, o acesso gratuito às exposições será mantido para os participantes do festival, com mediação ao longo de todo o dia.
Oficinas e atividades no sábado
Encerrando a programação, o sábado, 8, conta com novas visitas às 10h30 e 14h30, além das oficinas “Tecendo Memórias” e “Geografia da Memória”, realizadas no Espaço Educativo do museu.
A oficina “Tecendo Memórias”, conduzida por Kim Queiroz, acontece às 11h30 e convida o público a criar uma colcha de lembranças afetivas, utilizando tecidos e roupas pessoais. Já “Geografia da Memória”, também com Kim, será às 15h30 e propõe uma reflexão sobre a diáspora negra por meio da colagem com materiais simbólicos.
MUNCAB como polo da arte negra contemporânea
De acordo com Cíntia Maria, diretora do museu, o MUNCAB vive um momento de intensa produção. “A programação do MUNCAB, dentro do ‘Festival Nosso Futuro’, reforça o papel do museu como espaço vivo de escuta, criação e reconstrução das memórias afro-diaspóricas a partir da arte e do diálogo”, afirma.
Serviço
MUNCAB + Festival Nosso Futuro
Quando: 5 a 8 de novembro
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Rua das Vassouras, Centro Histórico, Salvador
Programação
Quarta (5/11): Bate-papo “Cozinhas Africanas em Comum: de África às Diásporas”, das 10h às 12h
Quinta (6/11): Visitas mediadas às exposições às 11h40 e 14h30
Sexta (7/11): Visitas mediadas às 11h40 e 15h40
Sábado (8/11): Visitas às 10h30 e 14h30; oficina “Tecendo Memórias” às 11h30; oficina “Geografia da Memória” às 15h30


Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
