Ação faz parte do projeto Plateias Hospitalares e acontece nas unidades de saúde públicas da capital e região metropolitana 

Um dos meses mais festivos do ano, junho carrega a alegria e a tradição das festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, que, além dos quitutes cujas receitas são herança portuguesa e africana, trazem também o universo colorido e brincante das quadrilhas.  

Toda essa magia que contagia as praças da cidade, também será transportada ao ambiente hospitalar através das apresentações da Orquestra Circônica, que levará o “Cortejo Junino” a seis hospitais fluminenses em mais uma ação de Doutores da Alegria.  

No mês das festas juninas Doutores da Alegria leva cortejos temáticos aos hospitais do Rio de Janeiro

Até o dia 22 de junho, o projeto Plateias Hospitalares leva o “circo junino”, um festejo que traz a magia do circo e a tradição da festa da roça para dentro dos hospitais com repertório recheado de músicas tradicionais. No elenco, Elisa Caldeira, Hamilton Cubano, Ivan Cabral, Márcio Sobrosa e Renato Garcia, visitam os corredores do hospital transmitindo alegria a pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores. O “espetáculo” tem duração de 90 minutos e conta com direção geral de Renato Garcia e direção musical de Hamilton Cubano. O figurino é de Edvalda Moura. Esta semana, os artistas estarão nesta terça, 20, no Hospital Estadual Eduardo Rabello e, encerrando as apresentações na quinta, 22, Hospital Estadual Azevedo Lima. 

Edital para a seleção de novos espetáculos está aberto até o dia 17 de julho  

Doutores da Alegria está com edital aberto até o dia 17 de julho para seleção de novos projetos artísticos para o projeto Plateias Populares temporada 2023-2024, cujo propósito é o de levar cultura gratuita aos hospitais. A instituição, que tem sede em São Paulo, está no Rio de Janeiro desde 2009 atuando em 06 hospitais públicos do Estado e do município. Todos os detalhes do edital estão no site www.doutoresdaalegria.org. Com o projeto , a organização pretende viabilizar o acesso de pacientes, acompanhantes e funcionários dos hospitais às diferentes apresentações artísticas de diferentes linguagens como artes cênicas, teatro de bonecos, teatro de rua, intervenções cênicas, contação de histórias, música e dança. 

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro 

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários. 

Sua proposta principal é intervir socialmente tendo a arte como mecanismo de intervenção para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. Através de ações programadas e coordenadas entre a sede em São Paulo e as unidades de Recife e Rio de Janeiro, Doutores da Alegria propõe o estabelecimento de um canal onde, além do bem-estar social do público-alvo, também se estabeleçam canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável. 

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura. 

Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense. 

A associação não realiza ações de pedidos de colaborações nas ruas ou em meios de transporte. Para saber mais sobre o trabalho da instituição e como ser parceiro dos Doutores, basta acessar o site oficial www.doutoresdaalegria.org.br

Compartilhar
Avatar photo

Especialista em uma variedade de assuntos e sempre pronto para fornecer o melhor conteúdo possível. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.

Escreva um Comentário

Exit mobile version