Serão disponibilizadas 60 vagas em duas turmas neste ano; o curso é totalmente gratuito, contribui para a formação de produtores culturais e promove inclusão e diversidade
Em uma cidade como o Rio de Janeiro, que tem nos eventos uma de suas forças para a geração de emprego e renda, a qualificação em produção na área da cultura pode abrir muitas portas. Por isso, o Polo Educacional Sesc está, mais uma vez, com inscrições abertas para novas turmas de Qualificação Profissional em Produção Cultural. O curso é totalmente gratuito, com duração de 4 meses (160 horas), e oferece formação sobre teorias e práticas que ajudarão o aluno a se projetar no mercado de trabalho e contribuir para o aprimoramento do setor. São 60 vagas (30 para cada semestre de 2025) e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro pelo site do Polo Educacional Sesc.
Para a turma do primeiro semestre, o curso tem previsão de início em 11 de março e conclusão em 10 de julho de 2025. Já para a turma do segundo semestre, a previsão de início é em 5 de agosto e conclusão em 29 de novembro. As aulas serão presenciais, no campus em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, às terças, quartas e quintas, das 18h40 às 21h40. O curso é direcionado a agentes culturais e outros profissionais que atuam na área da cultura, com prioridade para aqueles que atuam em territórios da periferia. Para se inscrever é preciso ser maior de idade, ter concluído o Ensino Médio, possuir vivência na área cultural e interesse compatível com a proposta do curso.
“A perspectiva para o setor cultural brasileiro é bastante promissora e o curso de qualificação em produção cultural proporciona o aprimoramento desses profissionais, ampliando as oportunidades e conquistas de novas parcerias para realização de projetos. Além disso, ao focarmos no público das periferias, incentivamos a formação de novos núcleos artísticos e fomentamos a economia criativa nesses territórios”, afirma a diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.
No programa do curso constam temas como produção cultural no Brasil, elaboração de projetos, identidade e memória, noções de planejamento estratégico, leis de incentivo à cultura e marketing cultural, entre outras. A convocatória é realizada em duas etapas: análise do histórico de atuação na área cultural e entrevistas, nas quais são avaliados alinhamento com a proposta e motivação para participar do curso.
Serviço | Curso de Qualificação Profissional em Produção Cultural
Inscrições: entre 21 de janeiro e 4 de fevereiro de 2025.
Previsão de início das aulas: 11 de março de 2025 (1º semestre) e 5 de agosto (2º semestre).
Público-alvo: Produtores, artistas, animadores, mediadores, pesquisadores, educadores, professores, agentes culturais e outros profissionais que atuem na área cultural, preferencialmente em territórios periféricos, e queiram adquirir formação inicial sobre teorias e práticas no campo da produção cultural.
Link para as inscrições em: Link.
Polo Educacional Sesc – Avenida Ayrton Senna 5.677, Jacarepaguá, Rio de Janeiro
Sobre o Sesc
O Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Há mais de sete décadas, promove acesso à educação, saúde, cultura, lazer e assistência, em todo o país, proporcionando bem-estar e qualidade de vida. A Instituição é referência na área educacional, cultural, ambiental e nas atividades de recreação e convivência. Cuidar da saúde, estudar, praticar atividades esportivas, fazer excursões e passeios turísticos, adquirir novos conhecimentos e habilidades, frequentar teatros, cinemas, bibliotecas e outros espaços culturais, são ações que chegam nas mais diversas localidades do país devido à grande capilaridade do Sesc.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou considere contribuir com a gente. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
Contribua agora!