Maior festival de roteiro da América Latina tem oficinas abertas, mostras de filmes, debates e atividades de mercado de 3 a 7 de novembro na capital gaúcha.
Festival transforma Porto Alegre na capital do roteiro por cinco dias
A 13ª edição do FRAPA — Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre começa na segunda-feira, 3 de novembro, com cinco dias de atividades na Casa de Cultura Mario Quintana e no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz. Reconhecido como o maior festival do gênero na América Latina, o evento reúne profissionais do setor e público geral com oficinas, exibições, debates e rodadas de negócios.
Abertura tem oficinas gratuitas e exibição de Kleber Mendonça Filho
No primeiro dia, o FRAPA oferece três oficinas gratuitas sujeitas à lotação: “Introdução ao Roteiro” (9h30–12h), “Representatividade no Roteiro” (13h15–15h45) e “Do Plano ao Complexo” (16h–18h30), no Auditório Barbosa Lessa. À noite, o festival abre com o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, exibido às 18h30 na Cinemateca Paulo Amorim e às 19h na Cinemateca Capitólio — com debate com o diretor ao fim da primeira sessão.
Mostras de longas e curtas têm debates e acessibilidade
A Mostra de Longas traz cinco filmes com sessões às 19h, sempre seguidas de debates com roteiristas e intérpretes de Libras. A Mostra Competitiva de Curtas apresenta 14 produções nacionais em três programas, de terça a quinta, às 17h30. Todas as mostras são gratuitas e contam com acessibilidade via MovieReading.
Programação profissional reúne masterclasses, estudos de caso e laboratório
Para credenciados, o festival apresenta 8 masterclasses, 9 estudos de caso, 10 workshops, 12 mesas de debate, rodadas de negócios, pitchings e lançamentos. Em parceria com o Projeto Paradiso, ocorre também a 7ª edição do FRAPA[LAB], laboratório cujos finalistas participam do Concurso de Roteiros nas categorias longa e piloto de série.
Destaques da programação técnica
Entre os destaques estão o estudo de caso da minissérie “Pssica” com Braulio Mantovani (terça, 17h), o workshop “Como Abordar a Emergência Climática em Narrativas Ficcionais Não Distópicas” com Carmiel Banasky (quarta, 10h30), o estudo de caso de “Pablo & Luisão” (quinta, 10h) e a masterclass sobre adaptação e escrita em dupla com os roteiristas de “Ainda Estou Aqui” (quinta, 16h30).
Serviço
FRAPA — 13ª edição
Quando: 3 a 7 de novembro de 2025
Locais: Casa de Cultura Mario Quintana e Espaço Força e Luz — Porto Alegre
Programação completa: frapa.art.br/programacao

