Ícone do site Aurora Cultural

Prêmio Ecos da Literatura abre inscrições para a 7ª edição

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Ecos da Literatura 2025, com novas categorias, premiações extras e votação popular

A 7ª edição do Prêmio Ecos da Literatura, uma das mais relevantes premiações do cenário literário brasileiro, está com inscrições abertas entre os dias 3 de agosto de 2025 e 31 de janeiro de 2026. O concurso é voltado a autores brasileiros e profissionais do livro que tenham atuado ou publicado obras literárias em 2025, em formato físico ou digital.

Com o objetivo de valorizar a produção nacional, o prêmio contempla autores, capistas, diagramadores, revisores, ilustradores e influenciadores digitais com mais de 16 anos. Cada participante poderá inscrever quantas obras desejar, desde que sejam de sua autoria, e poderá concorrer em até três categorias, como “Melhor Livro Nacional”, “Autor Revelação” e “Melhor Profissional da Área”.

Prêmio Ecos da Literatura abre inscrições para a 7ª edição
DIVULGAÇÃO

Ao todo, o prêmio contará com 30 categorias, sendo 22 decididas por votação popular e 8 por comissão julgadora. Caso o número de inscrições atinja 250 participantes, a organização irá premiar os três primeiros colocados com troféus e promoverá o sorteio de um Kindle entre todos os inscritos, independentemente de terem sido finalistas. O sorteio será realizado durante o evento de premiação.

Todas as informações, incluindo o edital completo e a agenda oficial, estão disponíveis no site:
https://premioecosliteratura.wixsite.com/premioecosliteratura

A leitura do edital é obrigatória antes do preenchimento da inscrição. A organização reforça que a transparência e a seriedade do processo seletivo são fundamentais para o reconhecimento dos profissionais que impulsionam a literatura nacional.

Idealizado pelo autor e pesquisador Wellington Budim em 2018, o Prêmio Ecos da Literatura nasceu com o propósito de valorizar escritores brasileiros e fomentar a produção literária em todo o país. Ao longo de suas edições, o prêmio já contemplou 148 autores, com um total de 1225 obras inscritas e mais de 125 mil votos computados.

Com alcance em 24 Estados e no Distrito Federal, a premiação conta com o apoio de uma curadoria formada por leitoras e blogueiras, como Patrícia D’Oliveira, Beatriz Santos e Rosely Budim, que contribuem para a divulgação e seleção das obras inscritas.

A 7ª edição promete ampliar ainda mais a visibilidade da literatura brasileira, reunindo talentos de diferentes regiões e estilos em uma celebração democrática e acessível da produção literária nacional.

Sair da versão mobile