A morte de Zé Celso parou as câmeras do Arte1: série “Abre a Coxia” estreia hoje mergulhando no coração pulsante do Teatro Oficina e na resistência do teatro brasileiro.
Estreia visceral no Teatro Oficina
O canal Arte1 lança nesta quarta, 28 de janeiro de 2026, às 20h30, a série documental “Abre a Coxia”, dirigida por Liz Reis. O episódio inicial foca no Teatro Oficina, com sua energia transgressora e arquitetura única.
Depoimentos de atores, diretores e técnicos revelam ritos, criações e o impacto político do grupo. A produção da Lep Filmes captura a essência viva do teatro em oito episódios.
O Zé Celso faleceu no meio do processo. Isso gerou uma dor de estar vivendo aquilo junto com eles. Mas conseguimos fazer uma bela homenagem.
Liz Reis dirigiu durante a pandemia, adaptando filmagens. “Eu sou atriz e sei da luta de cada coxia“, conta. A série exalta bastidores, equipes técnicas e diversidade regional.
De Bixiga a Belo Horizonte
Próximos capítulos mostram Teatro do Incêndio no Bixiga, Grupo TAPA desde 1974, Armazém Cia de Teatro imersivo, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos com hip-hop, e cariocas como Complexo Negra Palavra e Teatro Íntimo.
Fecham com Grupo Redimunho, Grupo Galpão e Teatro da Vertigem em espaços inusitados. Um episódio inédito por semana, com reprises: 29/1 às 18h, 30/1 às 19h30 e 1/2 às 13h30.
Foto: Divulgação
