Ícone do site Aurora Cultural

Videoarte gratuita no Ceará traz raridades do MAM São Paulo

Uma seleção de 15 vídeos recém-incorporados ao MAM São Paulo ocupa a Pinacoteca do Ceará em 24 e 25/01, com sessão acessível e debate.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

O Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza, nos dias 24 e 25 de janeiro, na Pinacoteca do Ceará, a mostra de videoarte MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento. A programação gratuita apresenta ao público obras em vídeo recentemente incorporadas ao acervo do museu, em uma seleção de 15 trabalhos com duração total de 1h21.

Com curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo, e do professor Miguel Chaia (PUC-SP), as exibições reúnem vídeos provenientes da doação da coleção Chaia. A iniciativa também marca a incorporação de um conjunto expressivo de obras ao acervo audiovisual do MAM.

Parceria entre MAM e Pinacoteca do Ceará

A mostra integra a programação de encerramento da exposição MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem, parceria institucional iniciada com a doação de 87 obras do acervo do MAM à Pinacoteca do Ceará. A exposição ficou em cartaz desde 7 de junho de 2025.

Além de ampliar o acesso a trabalhos em vídeo, a programação celebra e aprofunda a colaboração entre as duas instituições, reforçando a circulação de acervos, o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento de redes culturais entre regiões do Brasil.

“Levar esse conjunto expressivo de vídeos à Pinacoteca do Ceará reafirma a importância de compartilhar a produção artística com públicos de outras regiões do país.” — Cauê Alves
“Exibir essas obras e fazer a discussão de uma linguagem como a performance só reafirma a importância do acervo do MAM e o compromisso da Pinacoteca com a arte contemporânea.” — Rian Fontenele

O que o público vai ver

A sessão se inicia com Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle, vídeo-performance em que 16 músicos marcham pelas ruas até se encontrarem em um cruzamento, criando uma coreografia sonora e urbana. A partir daí, a mostra se organiza em blocos que atravessam corpo, cidade e política, com trabalhos de artistas de diferentes gerações e linguagens.

No bloco Retratos Poéticos, a seleção reúne obras que exploram corporeidade e identidade, como Faces, de Lia Chaia; Dandara, de Rafaela Kennedy; Via de mãos dadas, de Thiago Rivaldo; e Translado, de Sara Ramo.

Em Paisagens Políticas, aparecem trabalhos como Aleph, de Lia Chaia; Luz del Fuego, de Carmela Gross; Etrom uo Aicnêdnepedni, de Guilherme Peters e Sansa Rope; Americano, de Berna Reale; e Físico, de Rodrigo Cass.

Já o bloco Experiências da Linguagem tensiona a estrutura do vídeo com títulos como Odiolândia, de Giselle Beiguelman, crítica ao discurso de ódio nas redes; Pamonha, de Marcelo Cidade; Love stories, de Lucas Bambozzi; e Monólogo, de Nicole Kouts. O encerramento fica por conta de Sin Peso, de Cao Guimarães, com imagens lentas e poéticas que convidam à contemplação.

Doação de 75 videoartes ao MAM

A mostra também celebra a doação de 75 videoartes ao MAM São Paulo, realizada por Vera e Miguel Chaia, professores da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP e colecionadores de arte contemporânea desde a década de 1970. Fundadores do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da universidade, em 1997, eles construíram ao longo de décadas um recorte amplo do vídeo contemporâneo, reunindo 40 artistas de diferentes vertentes e regiões do Brasil e do mundo.

Com a doação — que inclui obras em vídeo e videoinstalações — o acervo audiovisual do MAM é significativamente ampliado. Até então, o museu contava com 41 obras em vídeo.

Serviço

Mostra: MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento

Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Datas: 24 e 25 de janeiro

Entrada: gratuita

Sábado (24/01): 17h — exibição audiovisual seguida de debate, com presença de Cauê Alves

Domingo (25/01): 15h — exibição audiovisual acessível

Foto: Divulgação

Videoarte gratuita no Ceará traz raridades do MAM São Paulo
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile