Ícone do site Aurora Cultural

Bloco do Turista de Socorro atrai 1.500 foliões com tema sustentável

O tradicional bloco do Carnaval de Socorro (SP) superou expectativas com abadás esgotados e uma asa delta nas ruas, enquanto a cidade recebeu 110 mil pessoas na folia.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

O Bloco do Turista saiu às ruas de Socorro neste domingo (15) e reuniu cerca de 1.500 foliões, superando as expectativas dos organizadores. A novidade deste ano foi levar para o desfile uma asa delta e um mini parapente, representando as atividades de aventura que tornaram a Estância Turística famosa no Circuito das Águas Paulista.

Com o tema “Carbono Neutro”, o bloco reforçou seu compromisso com a sustentabilidade, neutralizando as emissões de carbono geradas durante o carnaval. Empreendimentos de turismo de aventura e rural participaram ativamente, levando experiências memoráveis junto à natureza para o centro da cidade.

Carnaval movimenta economia local

Durante a folia, Socorro recebeu mais de 110 mil pessoas entre moradores e turistas. Segundo a secretária de Turismo, Gê Barros, a ocupação na rede hoteleira chegou próxima de 100%, demonstrando a força do evento para a economia local.

Este ano o Bloco do Turista superou as expectativas com quase 1500 abadás vendidos e muita interação entre os empreendimentos turísticos e participantes. Uma das novidades foi levar para a rua uma asa delta e um mini parapente, representando nossas atividades de aventura e sempre buscando inovar Ronaldo Silva, presidente da ASTUR

O evento foi estruturado de forma integrada entre as secretarias municipais, com programação organizada pela Secretaria de Cultura e apoio das pastas de Turismo, Segurança, Saúde e Serviços. O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a ASTUR (Associação do Turismo) também colaboraram na organização.

“Socorro está preparada para receber mais de 110 mil pessoas com segurança, estrutura e responsabilidade. Reforçamos o policiamento, ampliamos a Guarda Municipal e organizamos nossa rede hospitalar. O Carnaval movimenta a economia, fortalece o turismo e gera oportunidades”, afirma o prefeito Mauricio de Oliveira Santos.

Tradição que começou como brincadeira

O Bloco do Turista existe desde 2006 e nasceu de uma brincadeira com turistas que queriam participar do desfile do Carnaval de Socorro. No início, o bloco era uma das alas da Escola de Samba Falange, mas com o tempo ganhou grandes proporções, tornando-se um dos maiores blocos do carnaval da cidade.

Para a presidente do COMTUR, Jaqueline Franco, o bloco é uma tradição da cidade. Todo o trade do turismo e a rede hoteleira se mobilizam para a venda de abadás e transformar o carnaval em uma experiência inesquecível para os visitantes.

O secretário de Cultura, Mantovani Neto, destaca que o carnaval de Socorro mantém o caráter familiar com as tradicionais marchinhas e matinés para as crianças, além de uma programação musical animada. O Carna Folia contou com matinês e brinquedos gratuitos, shows, desfile de escola de samba e open farra.

Hoje, o bloco é organizado pela Associação do Turismo de Socorro (ASTUR) em parceria com o COMTUR.

Foto: Divulgação

Bloco do Turista de Socorro atrai 1.500 foliões com tema sustentável
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile