Ícone do site Aurora Cultural

Troféu Band Folia 2026: veja todos os vencedores

Ivete Sangalo, Léo Santana e Daniela Mercury levaram o prêmio em Salvador. Série Ouro e Grupo de Acesso 1 também foram contemplados.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

Os vencedores do Troféu Band Folia 2026, um dos prêmios mais importantes do Carnaval brasileiro, foram revelados nos últimos dois dias de festa. A votação foi popular, realizada pelo site Band.com.br/carnaval, e abrangeu três frentes: o Carnaval de Salvador, a Série Ouro do Rio de Janeiro e o Grupo de Acesso 1 de São Paulo.

Em Salvador, os indicados foram definidos por um júri técnico formado pelo compositor e produtor Alfredo Moura, pelo radialista Anselmo Costa, pelo maestro Fred Dantas, pelo diretor artístico Gil Alves, pelo pesquisador musical Luciano Matos, pelo jornalista Osmar Marrom e pela produtora cultural Piti Canella.

Salvador: os melhores do Carnaval 2026

Léo Santana levou o prêmio de melhor cantor, enquanto Ivete Sangalo foi eleita a melhor cantora do Carnaval de Salvador. Ambos receberam o troféu em cima do trio elétrico, em uma cena que marcou a festa.

O hit do verão foi “Jetski”, parceria de Pedro Sampaio, Melody e MC Meno K. Já a melhor coreografia ficou com “Panamera”, de Tony Salles.

A música do Carnaval foi “É Terreiro”, de Daniela Mercury e Alcione — uma parceria que celebrou as raízes afro-baianas com força total. Na categoria Raízes, o prêmio foi compartilhado por Olodum e BaianaSystem. A homenagem especial da edição foi para Alinne Rosa.

Série Ouro do Rio de Janeiro

As 15 agremiações da Série Ouro disputaram o prêmio em nove quesitos: enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, intérprete, samba-enredo, bateria, ala de passistas, esquenta e melhor escola.

O Império Serrano venceu como melhor enredo com “Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu”. A Unidos de Padre Miguel foi eleita tanto a melhor comissão de frente quanto a melhor escola da Série Ouro.

O melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira foi da União do Parque Acari, com Renan Oliveira e Amanda Poblete. O melhor intérprete foi Wantuir Oliveira, da Unidos do Porto da Pedra. A Estácio de Sá levou o prêmio de melhor samba-enredo.

A melhor bateria foi a do Arranco do Engenho de Dentro, comandada pela mestra Laísa Silva. A melhor ala de passistas foi da União de Maricá e o melhor esquenta ficou com a União da Ilha do Governador. A homenagem especial foi para Leci Brandão.

Grupo de Acesso 1 de São Paulo

Entre as oito escolas do Grupo de Acesso 1 de São Paulo, a Dom Bosco de Itaquera venceu como melhor enredo com “Mariama – Mãe de todas as raças, de todas as cores. Mãe de todos os cantos da Terra”.

A Vila Maria teve a melhor comissão de frente. A Mancha Verde brilhou em duas categorias: melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira (Thiago Bispo e Adriana Gomes) e melhor intérprete (Freddy Vianna). O melhor samba-enredo foi da Independente Tricolor.

O Nenê de Vila Matilde levou dois troféus: melhor bateria, pelo mestre Matheus Machado, e melhor ala de passistas. O melhor esquenta ficou com a Pérola Negra. A melhor escola do grupo foi os Acadêmicos do Tucuruvi.

O destaque do ano foi o carnavalesco Nicolas Gonçalves, dos Acadêmicos do Tucuruvi, reconhecido pela reutilização de materiais na concepção das alegorias e fantasias da escola campeã.

O destaque do ano foi Nicolas Gonçalves, carnavalesco da campeã Acadêmicos do Tucuruvi, pela reutilização de materiais na concepção das alegorias e fantasias.

Foto: Adilton Venegeroles/Band

Troféu Band Folia 2026: veja todos os vencedores
Foto: Divulgação
Troféu Band Folia 2026: veja todos os vencedores
Foto: Divulgação
Troféu Band Folia 2026: veja todos os vencedores
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile