Casa Firjan recebe o Nuclear Summit 2026 em 23 e 24 de março, com governo, indústria e academia debatendo energia nuclear e transição energética.
A Casa Firjan, no Rio de Janeiro, será o centro do Nuclear Summit 2026, nos dias 23 e 24 de março. Realizado pela ABDAN – Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares, o encontro chega à terceira edição e se consolida como o principal fórum brasileiro voltado ao futuro da energia nuclear, reunindo representantes do governo, indústria, academia, investidores e especialistas do Brasil e do exterior.
Energia nuclear e transição energética no foco
Com foco em transição energética, inovação tecnológica, segurança, cadeia produtiva e novas aplicações, esta será a maior edição já realizada. A programação prevê debates sobre geopolítica, regulação de novas tecnologias, pequenos reatores modulares (SMRs), medicina nuclear, produção de combustível, descarbonização da indústria, data centers e novos mercados no setor nuclear brasileiro.
A escolha da Casa Firjan reforça o protagonismo do Rio de Janeiro no setor nuclear nacional e sinaliza a integração crescente entre indústria, inovação e tecnologia. Ao longo de dois dias, o evento promove painéis temáticos, palestras magnas, brunches de relacionamento e espaços de networking, além da realização do RDO Firjan, iniciativa voltada à aproximação entre fornecedores fluminenses e grandes demandantes da cadeia nuclear.
“O Nuclear Summit se consolida como o principal espaço de diálogo qualificado sobre o futuro da energia nuclear no Brasil. Em um momento em que o mundo acelera investimentos em tecnologias nucleares para garantir segurança energética e descarbonização, o evento reúne os atores certos para discutir caminhos concretos para o país avançar com responsabilidade, inovação e visão de longo prazo.” – Celso Cunha, presidente da ABDAN.
Programação traz SMRs, medicina nuclear e data centers
Na segunda-feira (23), a agenda começa com welcome coffee às 08h e cerimônia de abertura às 09h, com Celso Cunha. Em seguida, o evento avança para painéis sobre o novo cenário geopolítico da energia nuclear, estratégias para uma indústria petrolífera de baixas emissões, novas fronteiras tecnológicas da medicina nuclear e o tema NORM, com seus desafios tecnológicos.
Na terça-feira (24), o Summit retoma às 08h com welcome coffee e traz discussões sobre regulação como impulsionador do avanço dos SMRs, novos mercados no setor nuclear brasileiro, fortalecimento da cadeia produtiva nuclear, eficiência e energia limpa para data centers e oportunidades com a expansão da produção de combustível nuclear, encerrando com networking.
Apoio reforça perfil internacional do encontro
Nesta edição, o Nuclear Summit 2026 conta com apoio e patrocínio de empresas estratégicas da cadeia nuclear e energética, como Framatome, Westinghouse, Diamante e Âmbar, reforçando o caráter internacional e multissetorial do fórum.
Serviço
SERVIÇO – Nuclear Summit 2026
Local: Casa Firjan // R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22260-001
Data: 23 e 24 de março de 2026
Credenciamento de imprensa: Jornalistas interessados na cobertura do evento devem solicitar credenciamento pelo e-mail:
Larissa Haddock Lobo (21. 99998-4687) larissa@agenciaamais.com.br
Mais informações e programação completa: https://abdan.glueup.com/event/nuclear-summit-2026-162855/
Foto: Divulgação
