No dia 25 de julho, o Museu do Samba sediará o debate “Quem Tem Medo de Mulher Preta no Samba e no Carnaval? Saberes Tradicionais, Acadêmicos e Artísticos”, promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Centro de Articulações de Populações Marginalizadas (CEAP).
O evento, que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, destaca a importância das mulheres negras na história do samba e do carnaval.
O encontro contará com a presença de figuras proeminentes como Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija-Flor; Nilcemar Nogueira, museóloga e fundadora do Museu do Samba; Evelyn Bastos, Rainha de Bateria da Mangueira; Nilce Fran, presidente da Escola de Samba Rosa de Ouro; e a Professora Dra. Helena Theodoro. A mesa de debates será mediada por Lavini Castro e abordará a influência e o papel fundamental das mulheres negras na música e nas festividades carnavalescas.
A programação inclui a abertura do evento às 16h, seguida por apresentações de projetos e coletivos, uma roda de conversa sobre políticas públicas de assistência social, e apresentações das oficinas do Projeto Mutirão do Amor e Didáticas Urbanas. A mesa de debates começará às 19h30, com a fala de encerramento prevista para as 21h.
O Museu do Samba está localizado na Rua Visconde de Niterói, 1296, em Mangueira. Os interessados em participar devem retirar ingressos através do link: Ingressos.