Delícias & Encantos aposta em tortas diet em 2026, com sabores como tapioca, chocolate, nozes, chocolate com nozes e morango branca.
A busca por doces “sem adição de açúcares” ganhou espaço no início de 2026 e tem influenciado a forma como famílias e confeitarias montam suas vitrines. Na esteira desse movimento, a confeitaria Delícias & Encantos, no Caminho das Árvores, em Salvador, destaca uma seleção de receitas diet que preservam o sabor e o perfil artesanal.
Segundo a casa, houve aumento na demanda por opções consideradas mais alinhadas à consciência alimentar. Para sustentar a tendência, a nutricionista e idealizadora do cardápio gourmet da Delícias & Encantos, Kátia Sales, afirma que é possível adaptar preparos sem perder a essência, desde que haja atenção ao equilíbrio nutricional.
“Como empreendedora, é notório que as receitas diet se potencializam para o ano de 2026, como um diferencial de mercado para às confeitarias e panificadoras. Como ‘nutri’, é preciso ter cuidado, pois o diet não está ligado somente à adaptação das receitas, mas ao cuidado com o equilíbrio nutricional que essas criações carregam. Nesta transição de dezembro para janeiro, observamos que, aos poucos, as ‘receitas diet’ crescem de prioridade; não apenas pela manutenção do sabor original, mas também pelo apelo à vida saudável.”
5 tortas diet para se inspirar
A Delícias & Encantos afirma que as tortas diet têm inspirado mães, avós e até “maridões” a inovar na mesa. As opções são oferecidas para consumo no local e também por delivery, segundo a confeitaria.
Tapioca Diet: bolo de tapioca em flocos e doce de leite diet.
Chocolate Diet: bolo de chocolate e brigadeiro diet.
Torta de Nozes Diet: bolo de nozes e doce de leite diet.
Torta de Chocolate com Nozes: bolo de nozes diet, com recheio e cobertura de brigadeiro diet.
Torta Diet Morango Branca: bolo branco diet, com recheio e cobertura de creme branco diet e morango.
Para Kátia, a aceitação das receitas passa por ingredientes de alta qualidade e testes sensoriais que buscam garantir textura, aroma e sabor. Ela também defende que o consumidor pode cuidar da alimentação sem abrir mão do prazer de comer bem.
“Nós entendemos que cuidar da alimentação não significa abrir mão do prazer de comer bem. Nosso compromisso é mostrar que produtos diet podem e devem ser tão saborosos quanto qualquer outro doce, mesmo que, em sua composição, essas receitas possua a ausência total de algum nutriente, como açúcar, gordura ou sal.”
Diet e light: qual é a diferença
De acordo com a nutricionista, receitas light reduzem o teor de ingredientes como sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já os alimentos diet, explica, têm algum ingrediente a menos na composição, o que pode favorecer quem possui restrições médicas.
Kátia acrescenta que a alimentação diet também passou a dialogar com outros públicos, conectados a rotinas de bem-estar e a estratégias alimentares específicas, como low carb, fit e cetogênicas.
“Hoje em dia, esse cuidado (da alimentação diet) vai além do público com restrições médicas, como o caso de pessoas com diabetes. Essas receitas se expandiram à ponto de conversar com outros públicos, focadas em bem-estar e alimentação saudável, que vem de dietas específicas, como as ‘low carb’ (baixo carboidrato), fit, cetogênicas e outras.”
