Ícone do site Aurora Cultural

Dia Mundial do Sanduíche: conheça origem curiosa e receitas crocantes com castanhas

Em 3 de novembro, Dia Mundial do Sanduíche, a data celebra uma das receitas mais populares do planeta — e que, segundo a história, pode ter sido criada “sem querer” por um conde no século 18. Para comemorar, a nutricionista e professora do Centro Universitário IBMR, Janaina de Arruda, ensina duas versões “crocantes” e saborosas da combinação, com o toque especial das castanhas.

Sanduíche com castanhas: sabor e nutrição

Os “sandubas” podem ganhar uma textura especial e ainda mais valor nutricional com ingredientes como castanha-do-pará, castanha-de-caju ou até amendoim picadinho. “Incluir castanhas na alimentação agrega valor nutricional, elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais — como magnésio, zinco e ferro — além de possuírem as chamadas ‘gorduras boas’. Algumas variedades têm propriedades antioxidantes”, explica Janaina de Arruda, do IBMR, instituição que integra o Ecossistema Ânima no Rio de Janeiro.

A especialista recomenda o consumo equilibrado, já que as castanhas são calóricas, mas ideais para quem busca uma refeição leve, nutritiva e prática.

Receitas de sanduíches crocantes

Sanduíche Saudável Crocante – Queijo Minas padrão ou queijo prato fatiados – Geleia da fruta de sua preferência – Alface ou outra folhosa – Pão integral – Três castanhas-de-caju picadas para dar crocância

Sanduíche Mata-fome Castanhudo – Pão integral – Salaminho ou pastinha de atum com maionese – Queijo Minas padrão ou queijo prato – Castanha-do-pará, castanha-de-caju ou outra de sua preferência – Alface

Ambas as opções equilibram proteínas, fibras e gorduras boas, garantindo energia e saciedade. São ideais para um lanche rápido, nutritivo e repleto de sabor.

A história curiosa do sanduíche

Reza a lenda que o sanduíche surgiu por acaso com John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, no século 18, na Grã-Bretanha. O nobre, apaixonado por jogos de cartas, pedia aos serviçais que lhe trouxessem carne entre duas fatias de pão, para não interromper as partidas nem usar talheres. O hábito chamou atenção de outros jogadores, que começaram a pedir “o mesmo que Sandwich”. Assim nasceu o nome que atravessou séculos.

Mas há registros muito mais antigos: relatos indicam que, ainda no século 25 a.C., os romanos já consumiam pães recheados com queijos. O termo “sandwich”, de origem saxônica, significa “lugar arenoso” e se refere à cidade de Sandwich, em Kent, no Reino Unido.

Do conde à cozinha moderna

Hoje, o sanduíche é uma das refeições mais versáteis e amadas do mundo. Do clássico pão com queijo ao gourmet com ingredientes selecionados, a receita criada por um conde ganhou infinitas versões — e, neste Dia Mundial do Sanduíche, ganha também um toque crocante e saudável com as dicas da professora Janaina de Arruda.

Foto: Pexels.com 

Dia Mundial do Sanduíche: conheça origem curiosa e receitas crocantes com castanhas
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile