Ícone do site Aurora Cultural

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5” em 21 de novembro

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5” em 21 de novembro

Acontece em 21 de novembro na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, a partir das 19h, o lançamento do livro Eternizar Em Escrita Preta 5, a mais nova edição das Coletâneas Solano Trindade. As Coletâneas Solano Trindade reúnem, desde 2021, as dramaturgias premiadas anualmente no Prêmio Solano Trindade, iniciativa da área de Projetos Especiais da Escola e também da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O prêmio seleciona, todo ano, três dramaturgias inéditas de autoras e autores negras e negros que possuem vínculo docente e/ou discente em escolas e/ou universidades de artes cênicas.

Eternizar Em Escrita Preta 5 traz as peças dos três premiados em 2024:

– Cézar Divino (Minas Gerais), com o texto “Memórias de Um Afogado”;
– Michel Xavier (São Paulo), com o texto “Boreta”;
– Monize Moura (Sergipe), com o texto “Depois da Fronteira”.

O livro é publicado pelo Selo Lucias, projeto editorial da SP Escola de Teatro fundado em 2020, e terá distribuição gratuita, além de estar disponível logo depois na internet para leitura e download.

A comissão julgadora de 2024 foi composta por Miguel Arcanjo Prado (Jornalista), Denilson Tourinho (Ator e doutorando em Educação pela UFMG) e Viviane Pistache (Roteirista e doutora em Educação pela USP). “A premiação destaca a importância do teatro como uma forma de expressão capaz de impactar profundamente a sociedade. Ao reconhecer talentos e dramaturgias que refletem diferentes experiências e perspectivas, o prêmio contribui significativamente para um diálogo enriquecedor sobre identidade, cultura e as muitas camadas que compõem a nossa realidade”, diz na apresentação do livro Marilia Marton, Secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Já Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, analisa no prefácio da edição: “Este quinto livro da série colige três textos cuidadosamente selecionados pela curadoria, dramaturgias de pessoas pretas, oriundas de todo o Brasil, que hoje encontram espaço de publicação e leitores ávidos por conhecer suas histórias”. 

Os autores premiados

César Divino

César Divino

César Divino

César Divino é um ator novalimense, teatro-educador, escritor, dramaturgo e pesquisador. É graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo e estudante do curso Técnico em Humor na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Possui formação técnica em Teatro pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais. Fez parte, como ator e pesquisador, dos coletivos teatrais Coletivo Impossível e Coletivo Akofena, ambos sediados na cidade de Belo Horizonte e que tiveram passagem por festivais de teatro nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Possui formação livre em Cinema e Audiovisual pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura em Belo Horizonte. É também membro do Coletivo de Teatro Negrura na cidade de São Paulo e do coletivo Timbuctu, na cidade de Nova Lima, Minas Gerais.

Michel Xavier

Michel Xavier

Michel Xavier

Michel Xavier é poeta, ator e psicólogo nas horas vagas. Aluno do curso de Dramaturgia na ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André, sob a orientação de Daniel Veiga e ex-aluno do Terreiro de Teatralidades Pretas, sob a orientação de Salloma Salomão e Flávio Rodrigues. O espetáculo “Boreta” é seu primeiro trabalho dramatúrgico, mas dizem que outros estão por vir. Cofundador e ator da Companhia de Teatro Flor do Asfalto, coletivo da zona leste de São Paulo que circulou por diversos espaços culturais, através dos editais VAI I e VAI II, além de ser a cara do 28º Festival Estudantil – FETESP Tatuí, em 2023. Foi Conselheiro Gestor da Casa de Cultura Raul Seixas (2016-2018), período em que também integrou a Rede das Culturas da

Zona Leste. Diretor e atleta pelo Clube Atlético Leões de Itaquera, time de várzea da zona leste paulistana, tem na arte e no futebol suas grandes paixões.

Monize Moura

Monize Moura

Monize Moura

Monize Moura é atriz e professora de teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Iniciou sua trajetória no teatro amador, em Aracaju (SE). Formou-se como atriz na Escola de Teatro da UFBA. Em Salvador, participou dos grupos Vilavox e Fraternal, pelo qual foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro 2007, na categoria melhor atriz. Dedica-se desde 2011 à pesquisa em História do Teatro, com mestrado pela Universidade de Estrasburgo e doutorado pela Universidade de Paris-Saclay e UNIRIO. Desde 2017, integra o corpo docente do Departamento de Artes da UFRN. Coordena o projeto Memória do TAM,  voltado à preservação do acervo documental do Teatro Alberto Maranhão, em Natal-RN. “Depois da Fronteira” é sua primeira dramaturgia.

Selo Lucias

O selo Lucias é uma iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). Tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise. Homenageia, na raiz de seu nome, a professora, jornalista e gestora cultural Lucia Camargo (1944-2020), que foi coordenadora da Escola, e o expande ao plural, pela vocação da ADAAP pela coletividade e pelo múltiplo. O grupo que compõe a coordenação editorial do selo é composto por Ivam Cabral (diretor-executivo), Beth Lopes, Elen Londero e Marcio Aquiles. Entre as publicações do Selo Lucias, estão os volumes “Teatro de Grupo” e “Teatro de Grupo em Tempos de Ressignificação” e os livros “Memórias do Cine Bijou” (Marcio Aquiles), “Athos Abramos – O Crítico Reencontrado” (Alcione Abramo e Jefferson Del Rios – Org.) e quatro volumes do Prêmio Solano Trindade de dramaturgias negras. Outras coletâneas do Prêmio Solano Trindade e demais publicações do Selo Lucias podem ser lidas em: 

www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/selo-lucias  

Serviço:

Lançamento Eternizar Em Escrita Preta 5
Data: 21 de novembro
Horário: 19h

Local:

SP Escola de Teatro
Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo
Telefone(11) 3775-8600

Sair da versão mobile