Ícone do site Aurora Cultural

Mundial de VA´A tem abertura histórica com arquibancada lotada em Niterói

Foto: Divulgação

Com arquibancada lotada, o Mundial de VA´A começou em Niterói com desfile de delegações, shows e discursos. Competição reúne 819 atletas de 26 países

Na noite desta sexta-feira (15), a arena montada na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), recebeu a cerimônia de abertura do Mundial de VA´A 2025. Com arquibancada lotada, o evento contou com a presença de 819 atletas de 26 países, além de autoridades, apresentações musicais e shows que marcaram o início da maior competição do mundo no formato maratona, realizada pela primeira vez no Brasil e no Oceano Atlântico.

Mundial de VA´A tem abertura histórica com arquibancada lotada em Niterói
Bruno Araujo – @brunoaraujostudio 08 15-9 (1)

O público acompanhou o desfile das delegações, que trouxe muita emoção. Entre as mais aplaudidas estiveram Tahiti, Havaí, Nova Zelândia, México, Chile e Peru. O momento mais aguardado foi a entrada da delegação brasileira, celebrada com entusiasmo pela torcida local. O espetáculo foi completado por shows musicais e um vibrante show pirotécnico.

Entre os destaques da competição está o neozelandês Tupuria King, multicampeão mundial, que disputará no domingo (17), às 10h30, a prova de V1 Masculino Open, além de competir na quarta-feira (20) no V6 Masculino Open.

Mundial de VA´A tem abertura histórica com arquibancada lotada em Niterói
Bruno Araujo – @brunoaraujostudio 08 15-9 (1)

A presidente da Federação Internacional de VA´A (IFV), Lara Collins, ressaltou a importância histórica do evento: “Esta é a primeira vez que o Mundial de Maratona é sediado fora do Pacífico e a primeira no Atlântico. Receber mais de 800 atletas em Niterói reforça a união do povo do VA´A”.

O presidente da Confederação Brasileira de VA´A (CBVAA), Jefferson Cabral, destacou a longevidade do esporte: “Temos atletas de 8 a 85 anos competindo. O Mundial é uma celebração da diversidade e da vitalidade que o VA´A proporciona”.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, lembrou da tradição da cidade nos esportes náuticos e da preparação para o futuro: “Hoje Niterói é a capital da canoa no Brasil. Receber o Mundial é parte do projeto que nos coloca também como sede candidata dos Jogos Pan-Americanos de 2031”.

A vice-prefeita e medalhista olímpica Isabel Swan reforçou a vocação esportiva da cidade e deu as boas-vindas aos atletas. Já o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas, destacou o trabalho de organização para que o evento se tornasse um marco na história esportiva.

As competições começaram neste sábado (16), às 7h30, com provas diárias até quarta-feira (20). O percurso, de 8, 16 e 24 km, terá largada na Baía de Guanabara, passando pela Praia de Piratininga e retornando a São Francisco, em um cenário que alia desafio técnico e as belezas naturais de Niterói.

Mais do que uma competição, o Mundial se transformou em um festival à beira-mar, com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows, proporcionando ao público uma experiência completa.

O Campeonato Mundial de VA´A 2025 é realizado pela IFV e pela CBVAA, com apoio da Prefeitura de Niterói.

Sair da versão mobile