Carioca que une forró e funk lança versão arrojada de “Mal Acostumado” em homenagem à avó, com bênção do Araketu e produção baiana.
Artista do subúrbio carioca que honra suas raízes nordestinas, Riko Viana apresenta um olhar único para “Mal Acostumado”, enorme sucesso do Araketu. A faixa integra “O Rei da Xamegaria – Vol. 1”, projeto audiovisual gravado ao vivo no Vidical que une funk e forró em nove faixas, entre músicas autorais e versões de grandes hits.
https://youtu.be/ZiHDZq7Mfl8?si=wr1iU9_htHfLfYpm
Pioneirismo na fusão de ritmos
Conhecido como O Rei da Xamegaria, Riko reforça seu pioneirismo ao afirmar a fusão entre ritmos que raramente dialogam no Rio. “Sou o primeiro carioca a misturar forró com funk nesse formato. Não existe outro fazendo isso assim”, pontua o artista, que transforma ancestralidade nordestina e vivência suburbana em pista de dança.
A proposta sonora conecta o romantismo do arrocha à potência do tamborzão 2000, criando nova camada para o funk carioca com tempero nordestino. Isso aparece forte em “Bumbum no Chão”, primeira música a fazer essa união de gêneros e tema da última campanha de verão da Guaravita. O projeto conta ainda com participações de MC Tigrão e MC Huck, ampliando o diálogo entre vertentes do funk.
https://www.youtube.com/watch?v=Pge2StFWcOQ
Homenagem à avó com bênção do Araketu
Com bênção do Araketu e liberação dos compositores Meg Evans e Raimundo Araújo, a versão de “Mal Acostumado” foi produzida pelos baianos Patricktor4 e Lerry junto de Riko e do carioca Xavier2bit, feita como homenagem à avó do artista.
Fiz esse arranjo em homenagem à minha avó. Ela adorava essa música e toda vez que ouço, eu lembro dela. Minha avó não chegou a ver eu lançar música, infelizmente, e aí queria fazer uma forma de homenagem pra ela Riko Viana
Com direção geral e artística assinadas pelo próprio Riko Viana, o audiovisual tem direção de Fabrício Figueiredo, produção da Utero Filmes (responsável por audiovisuais de MV Bill e Matuê), filmagem e coloração de Veredder, direção de arte de Lucca Barata e produção artística de DIMINAS.
Turnê pelo Brasil em 2026
Mais do que registro de show, “O Rei da Xamegaria – Vol. 1” consolida estética que Riko vem construindo ao longo dos anos. Da MPB ao pop, do hip-hop ao tecnobrega, o artista sempre transitou entre gêneros, abordando romantismo, sensualidade e pautas sociais. Agora, assume de vez a fusão entre Nordeste e Rio como assinatura própria: som quente, dançante e identitário.
Além do lançamento audiovisual, Riko anuncia a “O Rei da Xamegaria Tour – 2026”, que já confirma apresentações no Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe e São Paulo, com novas datas em negociação no Nordeste e Norte do país. O lançamento casa com a primeira turnê do artista pelo Nordeste, que já passou pela Bahia no Festival Oferendas e pelo Circuito Arrudeio, em Aracaju (SE).
Foto: xvinicioux

Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
