sexta-feira, 18 de outubro 2024

A atração faz parte do calendário de atividades do Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas” que terá atrações gratuitas

Mais uma edição do Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas”, que acontece no dia 25 de novembro, com atrações a partir das 10h, gratuita, acontece no Museu da Energia de São Paulo. A iniciativa, que ocorre anualmente desde 2014, caracteriza-se por um conjunto de ações e apresentações artísticas e socioculturais. 

O destaque da programação acontece às 15h, também com classificação livre, com a apresentação da sambista, compositora e cantora Roberta Gomes na área externa do Museu, com o show “No caminho do samba”, com músicas de sua autoria, que ressaltam a força da mulher negra e as batalhas por respeito e reconhecimento em todos os lugares. O repertório traz, ainda, a experiência da artista, que soma 20 anos de carreira, tendo em sua essência o Samba-Rock, Groove e MPB. Tudo isso ganha um toque especial quando Roberta reserva um momento da apresentação para levar o público a apreciar suas canções com embalos do pandeiro.

O projeto com edição especial ocorre no ano em que a Fundação, gestora do Museu, comemora 25 anos de história e memória viva! A diretora executiva da instituição, Rita Martins, explica que a programação comemorativa também tem o objetivo de promover, democratizar e ampliar o acesso da população a ações educativas, dentro de um evento celebrativo de fim de ano. “A intenção é integrar o Museu da Energia ao entorno e oportunizar a apropriação do espaço, reforçando os vínculos da instituição com a população da sua região, além de fortalecer e divulgar grupos e movimentos artísticos e culturais que atuem no âmbito local”, enfatiza.

Outras atividades da programação 

A partir das 10h, o público pode visitar a exposição em cartaz no Museu, “São Paulo pelas lentes de Guilherme Gaensly”. Por meio de fotografias da capital paulista, tiradas entre 1899 e 1925, é possível observar como a chegada da energia elétrica na cidade impulsionou a modernização urbana e mudou como a população se relacionava com a cidade.Gaensly é considerado um dos mais importantes fotógrafos a retratar a paisagem urbana de São Paulo do início do século passado. 

Entre às 10h e 17h, ainda ocorrem diversas oficinas que sempre animam os visitantes, são elas: Bolha de Sabão com Eletrostática – os participantes poderão produzir seus próprios ‘kits’ de bolha de sabão com materiais recicláveis, e a oficina Carimbo de Folhas – em que são utilizadas as folhas do jardim do Museu. 

Uma intervenção artística com a palhaça Olga também está na programação do “Museu de Energia de Portas Abertas”, às 14h. Com classificação livre, a atividade tem o objetivo de estimular de maneira lúdica e poética a criatividade, a curiosidade e a experimentação de crianças de idades diferentes para o universo das ciências, mais especificamente para a temática dos diferentes tipos de energia. O intuito é contribuir e facilitar o aprendizado dos participantes sobre questões úteis ligadas aos diferentes tipos de energia e solidificar os estudos escolares das crianças.

Serviço

Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas”

Local: Museu da Energia de São Paulo, Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Data: 25 de novembro, sábado

Atrações:

25/11

Atividades gratuitas o dia todo

A partir das 10h – Visita à exposição “São Paulo pelas Lentes de Guilherme Gaensly” 

10h às 17h – Oficinas: Bolha de Sabão com Eletrostática e Carimbo de Folhas   

14h – Intervenção com a palhaça Olga

15h – Show “No caminho do samba”, com Roberta Gomes

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos. Não é necessário inscrição prévia para as atividades!

Compartilhar
Avatar photo

Especialista em uma variedade de assuntos e sempre pronto para fornecer o melhor conteúdo possível. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.

Escreva um Comentário

Exit mobile version