Ícone do site Aurora Cultural

Sesc RJ encerra Palavra Líquida com festa e roda de samba

Encerramento do projeto reúne Luiz Antonio Simas e o grupo Terreiro de Crioulo em evento gratuito no Centro do Rio.

Instagram
Siga o Aurora Cultural no Instagram
Seguir @auroraculturalportal

Encerramento celebra 10 anos do Palavra Líquida

O projeto Palavra Líquida, do Sesc RJ, encerra sua 10ª edição com uma festa gratuita neste sábado, 8 de novembro, das 11h às 17h, na Praça dos Correios, no Centro do Rio de Janeiro. Com apoio do Centro Cultural Correios, o evento marca o fim de uma edição que percorreu a região metropolitana com atividades que cruzaram literatura, arte e territórios culturais.

A programação contará com aula aberta do historiador, escritor e compositor Luiz Antonio Simas, mediada por Renata Araújo, com o tema “Tempo de Festa, Festa no Tempo: Estratégias de Invenção do Mundo”. Em seguida, o público poderá assistir a uma roda de samba com o grupo Terreiro de Crioulo, reconhecido por valorizar as matrizes afro-brasileiras.

Reflexões sobre tempo, festa e palavra

Com o tema “Tempo e Festa”, a edição de 2025 do Palavra Líquida promoveu reflexões sobre a palavra como gesto de memória, resistência e invenção. Ao longo do ano, o projeto realizou encontros presenciais e virtuais com nomes como Ana Maria Gonçalves, Tiganá Santana, Yuliana Ortiz Ruano, Nei Lopes, Geni Núñez, Eliane Potiguara e Castiel Vitorino, explorando diferentes tradições culturais.

Em parceria com o Turismo Social do Sesc RJ, o percurso formativo visitou espaços simbólicos como o Jongo da Serrinha, a Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, o Quilombo urbano Enraizados, o Cacique de Ramos, o Quilombo do Feital e o Clube Renascença.

Diversidade e integração artística

O Palavra Líquida também ocupou nove unidades do Sesc RJ com uma programação diversa que incluiu dança, conferências, shows, slams, teatro, circo e artes visuais. A variedade de linguagens reforçou o propósito do projeto de afirmar a palavra como instrumento de memória, invenção e resistência.

“Na cosmovisão Angola-Congo, Tempo é uma divindade (Kitembo/Dembwa) e não se confunde com o cronos ocidental. Já Festa, no idioma quimbundo, é kizomba: encontro, confraternização, celebração do povo. O tema ‘Tempo e Festa’ sintetiza tudo o que somos e realizamos em torno da palavra”, explica Moisés Nascimento, analista de Literatura do Sesc RJ.

“O tema ‘Tempo e Festa’ sintetiza tudo o que somos e realizamos em torno da palavra.”

Uma década de palavra e criação

Em dez anos, o Palavra Líquida consolidou-se como um espaço de diálogo entre literatura e outras linguagens artísticas, abordando temas como feminismos, culturas indígenas, HQs e Slam Poetry, além de homenagear nomes como Altay Veloso e Caio Fernando Abreu.

“Muitas foram as águas percorridas, os assuntos abordados e os frutos colhidos pelo projeto, desde o início guiado pela noção de território como eixo de pensamento e articulação”, destaca Moisés Nascimento.

Serviço

Sesc apresenta Palavra Líquida 10 anos – Tempo e Festa Aula aberta com Luiz Antonio Simas – tema: “Tempo de Festa, Festa no Tempo: Estratégias de Invenção do Mundo” Mediação: Renata Araújo Roda de samba: Terreiro de Crioulo Dia: 8 de novembro Horário: 11h às 17h Local: Praça dos Correios – Centro do Rio de Janeiro Entrada: Gratuita Classificação indicativa: Livre Apoio: Centro Cultural Correios Realização: Sesc RJ

Imprensa: isabella.ferri@sescrio.org.br

Sesc RJ encerra Palavra Líquida com festa e roda de samba
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile