O chá é uma bebida popular em diferentes culturas, feita a partir da infusão de folhas, ervas, flores ou raízes em água quente. Existem diversos tipos de chá, cada um com características e benefícios únicos. Conversamos com a nutricionista Vanessa Di Santo, que nos explicou os benefícios de alguns deles:
Chás que estimulam o apetite:
- Boldo: Além de estimular o apetite, ajuda na digestão.
- Alecrim: Atua como um tônico e também pode ajudar a melhorar o apetite.
Chás que acalmam:
- Camomila: Um clássico para relaxamento e melhora do sono.
- Melissa: Ajuda a reduzir a ansiedade e promove bem-estar.
- Maracujá: Utilizado para aliviar tensões e ajudar no sono.
Chás que melhoram a função gastrointestinal:
- Erva-doce: Ajuda na digestão e alivia gases.
- Hortelã: Alivia desconfortos gástricos e auxilia na digestão.
- Gengibre: Combate náuseas e melhora o trânsito intestinal.
Há chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal. Mesmo com tantos benefícios e efeitos funcionais, eles não são medicamentos e não devem substituí-los. O fato de serem naturais não elimina os possíveis efeitos colaterais. É essencial conhecer a planta e sua eficácia para ter certeza de sua ação no organismo.
Alguns cuidados que devemos ter ao consumir chás de forma indevida: evite excessos, pois algumas plantas podem ser tóxicas em doses elevadas. O boldo, por exemplo, contém alcalóides que podem ser prejudiciais ao fígado se consumidos em grande quantidade. O chá verde tomado em excesso pode interferir na ação de medicamentos anticoagulantes ou de pressão arterial.
A nutricionista Vanessa Di Santo também comentou sobre os benefícios dos chás em nossa saúde:
“Os chás tem muitos benefícios quando usados de forma correta, eles contém propriedades que ajudam prevenir doenças, tem ações antioxidantes, além de ajudar no sono, como o chá de camomila por exemplo, que é gostoso e um relaxante natural, fazendo com que muitas pessoas o consumam à noite.”, comentou a nutricionista.
Questionamos a profissional sobre os chás ajudarem no controle do açúcar no sangue e se ajudam na hidratação no corpo:
“Sim, alguns chás podem ajudar a regular os níveis de glicose, como O Chá Verde e o Chá de Canela. Os chás são ótimos aliados para o corpo, mas não para hidratação, pois muitos dos chás são diuréticos, ou seja, eles aumentam a quantidade de urina liberada e acabam desidratando. Nunca utilize o chá para substituir a água.”, finalizou a nutricionista.
Vanessa Di Santo é formada em nutrição e pós graduada em finanças, também é atriz e modelo. Desenvolve conteúdos sobre dicas de nutrição, receitas nutritivas, lifestyle, moda e viagens. Ficou conhecida após participar do reality show “A Grande Conquista 2”, transmitido pela Record TV. Já fez participações também nos programa “Consulta ao Doutor”, da RIT TV e “Tarde TOP”, na Rede Brasil de Televisão.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou considere contribuir com a gente. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
Contribua agora!