Ícone do site Aurora Cultural

“O dia em que vão embora” estreia na sede Cia dos Atores

“O dia em que vão embora” estreia na sede Cia dos Atores

Da necessidade de criar em coletivo nasce o grupo Atores do Fim, reunindo elenco recém formado pela Casa das Artes de Laranjeiras. Com dramaturgia de Lara Bereta e direção de João Gofman, a peça de estreia do grupo leva ao palco esta característica comum da iminência de uma criação: a urgência de expressar algo, acompanhada das angústias e incertezas enfrentadas ao longo do processo. “O dia em que vão embora” aborda questões universais da natureza humana, como vulnerabilidade, insegurança, desejo, intimidade e a complexidade das relações. A peça estreia na Sede Cia dos Atores em novembro.

Misturando humor e poesia, o espetáculo é protagonizado pela Autora, que busca escrever uma peça navegando pelas memórias de cenas que ela mesma escreveu – mas que nunca terminou. No meio do caminho, em uma noite estranha, ela é confrontada pelo seu passado e pelo luto, através de personagens simbióticos, espelhos dos seus sentimentos que organizam uma festa surpresa indesejada.  Explorando a metalinguagem, a peça dilui as fronteiras entre o real e o ficcional, à medida que leva à cena textos extremamente pessoais enquanto expõe a própria tentativa de fazer teatro através deles.

Dentre os assuntos levantados surge a maternidade, fazendo um paralelo com a capacidade de criação. Segundo Lara Bereta, “a maternidade é um fantasma presente na vida de todas as mulheres. E a Autora é uma personagem tão assombrada por fantasmas que ser mãe acaba sendo o menos assustador deles. Existe uma questão muito presente nas mães que perdem seus filhos, o “e se?”, e o “e se?” da Autora é um grande motivador da narrativa da peça”, revela.

Dramaturgia: Lara Bereta

Lara Bereta começou a atuar aos oito anos e escreve para teatro desde muito nova. Na fase adulta, passou a encenar suas próprias cenas em festivais de teatro. No seu repertório é notável a escrita sobre o próprio ato de escrever, além do gosto por narrativas extremamente pessoais. “Me interessa muito a intimidade no palco. Acho que existe uma beleza única das artes cênicas, que é ver a vulnerabilidade do ator presente e ao vivo, em cores. Me interessa trabalhar as relações, os amores, a família, os traumas, em contraponto com a metalinguagem e com a busca por uma estrutura cênico-textual não-linear. Daí veio a ideia de expor a própria fragilidade do processo criativo”, comenta.

A dramaturgia nasce a partir de propostas de textos autorais levados por Lara, que foram desenvolvidos, reescritos e ampliados em um laboratório de criação coletiva orquestrado pelo diretor João Gofman. “O processo dessa peça foi carinhoso demais, e muito disso se deve a direção sensível, sutil e profundamente cirúrgica do João. Ele soube conduzir o elenco muito bem, e por isso temos em mãos um espetáculo delicioso, divertidíssimo, catártico e muito gostoso de fazer. Além de sermos um elenco-organismo-vivo-atento-e-alegre, e por isso ensaiamos muito, e com muito gosto pela coisa”, conclui Lara.

Atores do Fim

Formado por Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro e Rebeca Souza, o grupo se conheceu na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Após a formatura, em 2024, decidiram se unir pra fazer teatro independente e autoral, com o objetivo de contar as histórias que acreditam, estudando diferentes linguagens e buscando um jeito autêntico de fazer teatro.

Segundo o grupo, “em um momento em que parece que estamos todos automatizados, acelerados, em que parece difícil criar conexões verdadeiras, é bonito parar pra refletir sobre questões que são tão comuns, desejo, frustração, idealização, perda… Em “O dia em que vão embora” falamos disso tudo e também sobre o teatro, que tem a função de colocar um espelho diante da natureza, criar mundos que evoquem nossos próprios mundos interiores. ‘Talvez o teatro seja um meio pra acessar outros universos’- e reconhecer a si mesmo no universo do outro”.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

SERVIÇO 

Local: Sede Cia dos Atores (Rua Manoel Carneiro, 12, Lapa, Rio de Janeiro/RJ)

Temporada: 22/11 a 08/12

Horário: Sextas e Sábados 20h, Domingo 19h

Ingressos: R$25,00 meia-entrada e R$50,00 inteira

Instagram: https://www.instagram.com/atoresdofim

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro, Rebeca Souza 

Direção: João Gofman 

Dramaturgia: Lara Bereta 

Assistência de dramaturgia: Luiza Porto 

Figurino: Betina de Bem 

Cenografia: Ponto Cenografia

Cenógrafo: Victor Aragão 

Iluminação: Peder Salles 

Trilha sonora: João Gofman e Pedro Tabet

Operação de som: Luã Rottweiler 

Produção: Eduardo Soares, Rebeca Souza, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, João Gofman 

Identidade visual: Pedro Tabet

Fotos de divulgação: Murillo Medeiros
Assessoria de Imprensa: Marcella Freire – Mar Comunicação 

Apoio: Sede Cia dos Atores, Casa das Artes de Laranjeiras, Bar e Restaurante Os Ximenes, Centro de Artes Calouste Gulbekian

Realização: Atores do Fim

Sair da versão mobile