Santos é um ótimo lugar para quem procura uma cidade litorânea e com muitas opções de lazer e cultura.
Localizada no litoral do estado de São Paulo, o município é muito conhecido pelas suas lindas praias e pelos quiosques à beira-mar.
Aliás, não é nada raro encontrar pessoas que querem alugar um apartamento em Santos para passar uma temporada ou apenas um fim de semana, principalmente quem gosta de surf.

Apesar da fama, a cidade de Santos vai muito além disso, pois ela é rica em história, cultura e gastronomia.
Portanto, se você pretende passar um fim de semana em Santos, continue acompanhando este artigo para saber o que fazer na cidade além do calçadão e dos quiosques!
Museu do Café
Localizado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café é, sem dúvidas, um dos lugares mais interessantes para visitar em Santos.
Dentro do ambiente, o visitante pode conhecer mais sobre a importância do café na formação econômica e social em nosso país, principalmente nos séculos XIX e começo do século XX.
O local possui mobílias originais, documentos raros, fotos, mapas e exposições interativas falando sobre a produção, exportação e o ciclo do café no Brasil.
Como não podia faltar, o local também conta com um cafeteria, repleta de cafés especiais de diferentes regiões do Brasil, portanto, não deixe de experimentar.
Bares
Se você gosta do agito e da vida noturna, saiba que existem diversas opções de bares em Santos.
Alguns bairros como Gonzaga e Boqueirão são famosos por terem uma vida noturna ativa, com lugares que servem drinks, cerveja gelada e ambientes aconchegantes.
Muitos bares da cidade possuem decoração temática, shows e pratos clássicos, o que torna a experiência muito mais legal.
Uma dica é procurar bem a programação dos bares da cidade, tendo em vista que muitos desses locais realizam shows e eventos.
Orquidário Municipal
O Orquidário Municipal de Santos é um dos lugares mais encantadores da cidade e está localizado a poucos metros da praia, no bairro José Menino.
Ao todo, o parque conta com mais de 3 mil orquídeas de 120 espécies diferentes, espalhadas por uma área de 24 mil m².
Aliás, o ambiente é extremamente bonito, tendo em vista as suas trilhas, lagos, áreas para piqueniques e os animais que moram no orquidário.
Vale ressaltar que o ambiente é educativo e sustentável, tendo diversas placas informativas falando um pouco sobre as espécies de orquídeas.
Pinacoteca Benedicto Calixto
Se você gosta de atrações artísticas e históricas, sem dúvida não pode deixar de conhecer a Pinacoteca Benedicto Calixto.
Localizado no bairro Boqueirão, mais precisamente em um casarão construído no início do século XX, o ambiente é um refúgio para quem gosta de arquitetura e cultura.
O local é dedicado ao próprio Benedicto Calixto, que foi um pintor natural de Santos, considerado um dos maiores nomes da arte brasileira do século XIX.
O acervo conta com diversas obras que retratam com realismo a vida caiçara, cenas históricas e muitas paisagens do litoral paulistano.
Museu Pelé
Se você torce para o Santos ou é um apaixonado por futebol, definitivamente, o Museu Pelé é uma parada obrigatória.
O museu busca celebrar a vida e a carreira do maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei Pelé.
O acervo possui mais de 2300 peças, incluindo camisas históricas, chuteiras, bolas de partidas históricas, documentos raros, fotografias, entre outros itens.
Além disso, o Museu Pelé também possui exposições interativas, com muitos vídeos, áudios e painéis digitais, que mostram desde a infância até as conquistas das 3 copas do mundo e sua passagem pelo Santos Futebol Clube.
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos que estão querendo passar alguns dias em Santos!
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊